Notícias

16/05/2019   16/05/2019 16h43 | A+ A- | 379 visualizações

Reitor da UFSM apela à comunidade para ação conjunta pela UFSM

Paulo Burmann participou de audiência pública com cerca de 500 pessoas na Câmara de Vereadores


Plenário lotou na quarta à noite na audiência pública para debater cortes na UFSM

E a quarta, 15 de maio, além de paralisações e atos públicos em defesa da educação, contou também, em Santa Maria, com a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria, que tinha como objetivo a defesa da UFSM. Durante a reunião, já no início da noite, e que teve a participação de cerca de 500 pessoas (contadas dentro e fora do recinto pela Guarda Municipal), o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, fez um apelo à comunidade para que esta participe de uma caminhada conjunta em favor da Universidade Federal.

Em sua manifestação, Burmann declarou que a defesa da instituição não é a luta contra o governo federal. “Temos diferenças ideológicas, de crença, de raça e de gênero, mas nessa luta pela Universidade, eu apelo à comunidade para que caminhemos juntos na defesa da educação pública como estratégia de desenvolvimento de cidadania, que impacta não só Santa Maria, mas todo país”, destacou.

Durante o espaço de fala concedido ao reitor, ele colocou que a redução do orçamento da UFSM representa mais de 34% e que o corte é uma ameaça séria à instituição, atingindo a formação de profissionais e também o atendimento do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O reitor também trouxe diversas outras informações acerca da importância da UFSM para a economia de Santa Maria e da região e para o desenvolvimento da ciência – atualmente, a instituição ocupa a 11ª posição no ranking de produção científica no Brasil.

A atividade convocada pelo Legislativo teve início às 18h e, além do reitor, pró-reitores e outros integrantes da UFSM, houve ainda a presença de vereadores, estudantes, professores, autoridades municipais e comunidade em geral.

Texto: Lucas Reinehr (estagiário) com informações da assessoria da Câmara de Vereadores

Fotos: Marcos Oliveira (UFSM) e Assessoria de imprensa da Câmara

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet