Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
13/08/2019 13/08/2019 12h38 | A+ A- | 292 visualizações
Ato no campus de Santa Maria iniciou pouco depois das 7h da manhã
A UFSM, assim como centenas de instituições educacionais do país, entre universidades, institutos federais, escolas públicas, aderiu nesta terça, 13 de agosto, à greve nacional do setor de educação. A paralisação tem por principal objetivo protestar contra os cortes de recursos promovidos pelo governo federal e foi convocada por centrais sindicais e diversas entidades ligados ao setor educacional, entre elas, o ANDES-SN. O programa ‘Future-se’, já apelidado de ‘Fature-se’, também foi repudiado pelos manifestantes que, desde 7h15 da manhã se postaram no arco de entrada do campus de Santa Maria, fechando uma das vias da Avenida Roraima por 5 minutos e liberando por outros 5. O momento em que era fechada a entrada, ocorria a distribuição de panfletos e diálogo com motoristas e pedestres.
Algumas faixas estendidas pelos manifestantes sintetizavam bem o sentimento dos segmentos da UFSM, que é de preocupação e ao mesmo tempo repúdio com a situação calamitosa vivida pelas instituições de ensino superior federais. Dentre as mensagens: “Educação é resistência”; “Nossa arma é a educação’; “Levante-se contra o Future-se”; “Não aos cortes- investimento em pesquisa gera emprego, saúde e desenvolvimento”. Além das faixas, os panfletos eram entregues a quem adentrava a universidade, não apenas pela avenida Roraima a pé, mas até mesmo dentro dos ônibus.
No campus da UFSM em Frederico Westphalen, conforme relato de docentes daquela Unidade, poucos professores deram aula pela manhã e houve concentração de docentes e integrantes dos outros segmentos no hall de entrada do prédio principal, conforme destacamos na foto a seguir. No turno da tarde, professores que aderiram à paralisação vão distribuir panfletos com o mesmo conteúdo do que circulou em Santa Maria, que critica o programa ‘Future-se’.
Em Santa Maria, a partir de 16h desta terça, 13 de agosto, ocorre ato público na praça Saldanha Marinho. Além da comunidade universitária, segmentos ligados à educação pública da cidade também se somarão às manifestações.
(MAIS FOTOS ABAIXO, EM ANEXO)
Texto: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Fotos: Fritz Nunes (Santa Maria) e Luciana Carvalho (Frederico Westphalen)
27/11 - Sedufsm quer ação conjunta para deter ataques à universidade
26/11 - Consultor sindical desmonta reforma administrativa de Bolsonaro
26/11 - Reitores discutem versão alternativa ao ‘Future-se’
22/11 - Assembleia docente propõe não iniciar semestre letivo de 2020
20/11 - Assembleia desta sexta, 22, debate medidas do governo e ‘estado de greve’
Compartilhe com sua rede social!