MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Reflexões docentes

Campanha Santa Maria 50 – 50 e a Covid-19

25/03/2020

Maria Celeste Landerdahl
Professora aposentada do curso de Enfermagem da UFSM (*)

A Campanha ‘ Vidas de Mulheres importam - SANTA MARIA 50 – 50: uma campanha por igualdade’ é uma iniciativa do Juizado de Violência Doméstica de Santa Maria e realização do Fórum de Enfrentamento à Violência de Mulheres de Santa Maria. Esta campanha se inspira e se soma ao “PLANETA 50 – 50”, estratégia da ONU Mulheres para impulsionar a Agenda 2030 em seu quinto objetivo: “igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e de meninas”.

Iniciamos nossa mobilização ainda em dezembro de 2019, prolongando-se durante janeiro e fevereiro deste ano, mediante reuniões com a equipe organizadora, bem como incontáveis contatos telefônicos e encontros com instituições públicas e privadas do município. Nessas ocasiões, além de buscar apoio, divulgamos a campanha que tem como objetivos promover reflexões e conscientização sobre a necessidade de repensar nossa cultura arraigada no machismo, assim como para sensibilizar e comprometer gestores e gestoras na construção de agendas que incluam políticas públicas orientadas pela perspectiva de gênero.

Ficamos profundamente sensibilizad@s com a acolhida da proposta pela comunidade de Santa Maria. Recebemos apoios e patrocínios que nos permitiram persistir no firme propósito de implementar oficialmente a campanha a partir do dia 21 de março até dezembro do presente ano. Nessa trajetória, no entanto, ocorreu o agravamento e a disseminação do novo coronavírus em vários países, obrigando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar pandemia.

Esse novo cenário mundial no qual o Brasil está incluído, convoca-nos a contribuir para a diminuição da circulação do vírus em todos os cantos do país, estratégia usada para achatamento da curva de crescimento da doença. Com essa e outras recomendações da OMS e do Ministério da Saúde espera-se não sobrecarregar o sistema de saúde brasileiro, qualificando a assistência e diminuindo o número de óbitos. Assim, as ações de caráter coletivo da Campanha estão adiados por tempo indeterminado. Tão logo essa situação seja superada, retomaremos nossas atividades de campo programadas. A campanha segue, na medida do possível, nas mídias sociais, na imprensa escrita e em atividades cuja abordagem não contemple aglomerado de pessoas.

Entendemos que nosso olhar e nossos cuidados devem ser direcionados agora para a totalidade da população. Não podemos esquecer, no entanto, que as mulheres estão na linha de frente dos cuidados de crianças, de idosos, de familiares doentes, situação que as deixam mais vulneráveis em situações de pandemia. Da mesma forma, trabalhadoras domésticas podem ser afetadas pela falta de equipamentos de proteção, facilitando a contaminação com roupas e superfícies.

Enfim, a gravidade da situação nos obriga a mudar comportamentos que priorizem a prevenção de contaminação pelo novo coronavírus. Compromisso, responsabilidade e solidariedade, dentre outras posturas, devem guiar nossas ações até que, junt@s, possamos vencer essa situação. Queremos não só uma SANTA MARIA 50 – 50, queremos uma SANTA MARIA cuidadosa, solidária, comprometida e saudável.

(*) Representante do Juizado de Violência Doméstica e Coordenadora da Campanha.



Compartilhe com sua rede social!




© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet