ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Reflexões docentes

Malícias curiosas da vida

04/09/2020

José Renato da Silveira
Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais - UFSM

A vida tem às vezes curiosas malícias. Alguns fenômenos parecem mudanças repentinas, instantâneas, mas na verdade são resultado de um processo lento, que começou muito antes, e que foi se avolumando até ser, finalmente, percebido. Quando a relevância do fato atinge uma proporção que o transforma em uma mudança real, chamamos isso de tipping point: o ponto da virada. Estamos no ponto da virada. Pequenas coisas vão fazendo grande diferença no cotidiano. Pequenas conquistas. Pequenas vitórias. O sorriso da mãe. A gargalhada do pai. O irmão cantando após o trabalho. Um gesto de carinho. O livro lançado: Flora. Uma homenagem ao amor. Diz o escritor C.S Lewis sobre o amor: “O amor nos dá a impressão de estarmos voando; e então nos puxa de repente, lembrando que somos apenas balões amarrados. É uma contínua demonstração de que somos criaturas híbridas, por um lado, semelhantes aos anjos; por outro, semelhantes aos gatos”. Sonho realizado. E por fim, aos poucos, o reconhecimento tão esperado. O filósofo e psicólogo americano William James (1842-1910) disse: “O mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de obter reconhecimento. Veja bem, James não utilizou a palavra “desejo”, “vontade” ou “aspiração”. Usou a palavra ânsia, “que designa um tipo insaciável de fome humana”. 

De fato, a pandemia causou danos fatais e imprevisíveis. Arruinou sonhos, projetos, pessoas, famílias e empresas.

Trouxe um mundo novo cheio de mistérios e desafios. Ainda perambulamos nas sombras do que fizemos, do que podemos fazer e o que teremos de fazer.

Nesse ano sinistro, a Primavera reforça a jogada arteira da natureza. A Primavera já entre nós antes do tempo. Nessa gostosa estação, os especialistas dizem que as temperaturas são mais elevadas em relação ao inverno, também ocorre o acasalamento de muitos animais, como borboletas, pássaros e abelhas, que se alimentam do néctar das flores. Entre nós, humanos, novos rebentos chegarão. Sophia, Heitor, Gabriel, Miguel e etc. Tentamos seguir em frente apesar de tudo e dele. Como diria Chico Buarque:

“Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão

A minha gente hoje anda

Falando de lado

E olhando pro chão, viu

Você que inventou esse estado

E inventou de inventar

Toda a escuridão

Você que inventou o pecado

Esqueceu-se de inventar

O perdão (...)”.



Compartilhe com sua rede social!




© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet