MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Reflexões docentes

Os livros não mudam o Mundo, quem muda o Mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas

16/09/2020

José Renato da Silveira
Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais - UFSM

Conforme o site Educa+Brasil, “em 2018, uma pesquisa reveladora sobre o quadro de leitores no Brasil foi lançada pelo Banco Mundial. Ela indicou que os estudantes brasileiros vão demorar mais de 260 anos para atingir a qualidade de leitura dos países desenvolvidos. Uma das maiores barreiras para a leitura é a falta de tempo. Conforme o Instituto Pró Leitura, 43% dos entrevistados responderam que este é um dos principais motivos para não fazer leituras regulares e apenas 5% disseram que não gostam de ler.  A pesquisa também indica que a dificuldade para ler diminuiu desde 2007 (eram 48% dos entrevistados com dificuldades em 2007 e 33% em 2015) e a falta de paciência foi o maior problema apresentado para não lerem (11% disseram não ter paciência para ler em 2007. Em 2015, foram 24%). 

Ao analisar os dados, percebe-se que um dos maiores obstáculos para a leitura no Brasil é a falta de motivação da população. Por isso, é tão necessário mostrar para os adultos a importância do hábito para o crescimento pessoal e para a construção cognitiva das crianças. 

Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler. Dessa forma, é desencorajador e desestimulante afirmações de que os livros são “um amontoado de coisas escritas e tem que suavizar isso daí”.

Vale destacar que o hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas. Ainda mais, a pesquisa realizada pela Agência de Leitura Inglesa concluiu que ler reduz o nível de estresse em até 67%. Ou seja, ler é um exercício para quem quer aprender a devanear. Ler cria uma parceria entre aquilo que é escrito e aquilo que é imaginado. Ler estimula intensamente a nossa criatividade e a inteligência.

De acordo com a Redação Awebic, a leitura tem muitos benefícios incríveis. Aqui estão 11 deles:

  1. Promove a saúde mental
  2. Reduz o estresse
  3. Melhora o conhecimento geral
  4. Mais empatia
  5. Expande o vocabulário
  6. Melhora a habilidade da escrita
  7. Habilidades de pensamento analítico mais fortes
  8. Melhora a memória
  9. Melhora o foco e a concentração
  10. Entretenimento grátis
  11. Melhora o sono

Seguindo nessa linha, como disse – com muita propriedade - o professor Daniel Arruda Coronel no texto intitulado A palavra do momento, “o acesso ao livro, seja impresso ou digital, deveria estar na pauta da discussão de qualquer governo coerente com um projeto de nação que vise educar e qualificar a população, e isso pode ser feito com programas de incentivo à leitura, como cupons ou vale livros inseridos nos programas de transferência de renda”.

Nesse sentido, não podemos esquecer uma célebre frase do poeta gaúcho Mário Quintana (1906-1994) sobre a importância dos livros: “Os livros não mudam o Mundo, quem muda o Mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

 

Fontes: https://www.awebic.com/beneficios-leitura/

              https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/dia-do-leitor-desafios-da-leitura-no-brasil

 

 



Compartilhe com sua rede social!




© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041