MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Reflexões docentes

Amor materno

07/10/2020

José Renato da Silveira
Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais - UFSM

Amanheci com desejos de infância. Queria simplicidades. Colo de mãe. Aquele olhar atento a me fitar. O sorriso puro, tão único, tão seu. Mãos de mulher sobre minha face adormecida. Voz serena a confidenciar-me o cotidiano, propondo posturas, ensinando comportamentos, registrando caráter.

O choro breve sonorizou o instante. Acompanhei a chuva matutina pela janela do quarto. Cantarolei bem baixinho:

“Quando eu estou aqui

Eu vivo esse momento lindo

Olhando pra você

E as mesmas emoções sentindo

São tantas já vividas

São momentos que eu não esqueci

Detalhes de uma vida

Histórias que eu contei aqui” (Roberto Carlos, Emoções)

A gata Kitty miou. Talvez ela desaprovasse o canto desafinado e a melancolia de meus olhos.

Os olhos penetrantes de Kitty sondaram as dores da minha alma. Estava com saudades.

Como diz Yuval Noah Harari, “emoções não são uma qualidade exclusivamente humana – elas são comuns a todos os mamíferos (assim como todas as aves e provavelmente alguns répteis e peixes). Todos os mamíferos desenvolveram aptidões e necessidades emocionais”.

Ainda afirma Harari, “em décadas recentes, cientistas das biociências demonstraram que emoções não são algum fenômeno espiritual misterioso que é útil somente para quem escreve poesias e compõe sinfonias. Sim, emoções são algoritmos bioquímicos vitais para a sobrevivência e reprodução de todos os mamíferos”.

Harari enfatiza que “o “algoritmo” “é indiscutivelmente o conceito singular mais importante em nosso mundo. Se quisermos compreender nossa vida e nosso futuro, devemos fazer todo o esforço para compreender o que é um algoritmo e como eles estão ligados a emoções. Um algoritmo é um conjunto metódico de passos que pode ser usado na realização de cálculos, na resolução de problemas e na tomada de decisões”.

De fato, os algoritmos controlam a vida de todos os mamíferos e de todas as aves (e provavelmente de alguns répteis e peixes). As escolhas mais importantes da vida são tomadas por algoritmos altamente sofisticados que chamamos de sensações, emoções e desejos.

Harari considera que há uma emoção essencial que é compartilhada entre todos os mamíferos: a ligação entre a mãe e sua cria. "Na verdade, é o que dá mamíferos seu nome". 

A palavra “mamífero” vem do latim mamma, que significa “seio”. As mães mamíferas amam tanto suas crias que lhes permitem sugar de seu próprio corpo. Os filhotes mamíferos, por sua vez, sentem um desejo irresistível de se juntar a suas mães e ficar perto delas.

Por isso e outras razões, sou grato pelo amor materno. E gostaria de estar próximo a ela o tempo todo. 

 

Fonte: HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. Trad. Paulo Geiger. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.



Compartilhe com sua rede social!




© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet