Artigos

É hora de resistência e compromisso

Por:  Diorge Alceno Konrad*

A SEDUFSM caminha para seus 17 anos. Construída coletivamente pelos docentes, sua marca é a tradição de lutas e defesa dos interesses da categoria. Neste período, a conjuntura nada favorável para o mundo do trabalho e sindical não impediu que conquistas fossem concretizadas.

Temos tido uma trajetória de defesa de princípios por uma Universidade Pública, Estatal, Gratuita, de Qualidade e Socialmente Referenciada, autônoma, democrática e livre no pensar acadêmico e no fazer científico.

Esse percurso se fez de alianças com outras categorias, por valorização docente e por uma sociedade mais justa e igualitária para os brasileiros. Defendemos uma Universidade comprometida com um projeto de desenvolvimento nacional soberano, em que o conhecimento e a ciência sejam instrumentos políticos, sociais e culturais para uma sociedade realmente democrática.

Forças econômicas e políticas, agências de financiamento externo e interno ao País têm proposto uma nova Universidade. Reivindicações históricas como autonomia e reforma universitária apresentam novos conteúdos com discursos individualizantes e privatizantes, sobre os quais temos nos contraposto.

Uma Universidade na qual a diversidade venha acompanhada da igualdade para a solução dos graves problemas do País e das Instituições Federais de Ensino Superior: esse é o nosso compromisso político, a partir dos princípios de autonomia e liberdade.

Contrapor-nos a uma diretriz de reformas que visam a enfraquecer nossa resistência, ante-sala de uma reforma trabalhista que objetiva retirar conquistas históricas dos trabalhadores é nosso compromisso sindical. Lutar pela unidade da categoria, na continuidade da formulação de idéias e ações que valorizem a educação superior é nosso grande compromisso.

Para que isso seja levado adiante pela entidade sindical, estaremos à frente da SEDUFSM nos próximos dois anos, levantando ainda mais nossa bandeira de “Repensar a Universidade”, tendo como base a Proposta do ANDES-SN, reafirmada nos seus princípios norteadores da Universidade Pública: indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, com autonomia e democracia interna.

(Diário de Santa Maria, 3 de julho de 2006)

* SEDUFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet