Artigos

A atualidade política em debate

Por:  Luís Gustavo Mello Grohmann*

Em outubro passado foram realizadas as eleições no Brasil, envolvendo a escolha de presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. As eleições definiram mudanças e permanências. Assistimos a ascensão de novos políticos e novas lideranças, o ocaso de velhos caciques, reeleições, etc. Os resultados levam a conclusão de que o quadro político brasileiro precisa ser decifrado, principalmente quando o assunto é a consolidação do processo democrático, o desenvolvimento econômico e o combate às desigualdades sociais.

Em comemoração aos 17 anos da SEDUFSM, entidade que ultrapassa a atuação de sindicato e que tem em sua história extenso rol de lutas em defesa da democracia e do ensino público e gratuito, em parceria com o Núcleo de Estudos Legislativos da UFSM, que desenvolve pesquisas sobre o comportamento e as instituições políticas e em especial sobre o Legislativo no Brasil, estará sendo realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o 1º Colóquio sobre Comportamento e Instituições Políticas. O evento ocorre no Auditório da SEDUSFM, na rua André Marques, sempre às 19h30min. A entrada é livre e será emitido certificado de participação aos inscritos. O Colóquio conta ainda com o apoio do Departamento de Ciências Sociais e da Direção do CCSH. No dia 23 de novembro haverá o lançamento dos livros “Democracia e referendo no Brasil” e “Reforma política no Brasil”, editados pela UFMG e PNUD.

Teremos a participação de renomados cientistas políticos, professores e pesquisadores que trabalham sobre o pensamento político, a sociologia jurídica, sobre o estado e governo, eleições e partidos políticos, representação política, sistema eleitoral e relações executivo – legislativo.

Os temas da reforma política (fidelidade partidária, coligações, processos de decisão, cláusulas de barreira, etc.), das coalizões de governo, do processo eleitoral, dos partidos políticos, do papel da mídia nas eleições, das relações entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do presidencialismo de coalizão serão abordados com base nas pesquisas de ponta atualmente existentes no campo da Ciência Política, de maneira a contrastar com as ações e projetos dos atores políticos da cena brasileira.

Nesse momento, é importante realizar uma profunda reflexão sobre os destinos do país, especialmente a partir da análise do comportamento dos atores políticos, assim como do desempenho das instituições políticas. A primeira edição desse Colóquio tem, portanto, dois importantes objetivos: apresentar a excelência da pesquisa acadêmica sobre o tema e possibilitar uma ampliação do debate sobre a política no Brasil, oferecendo um espaço de discussão democrática.

(Artigo publicado no jornal A Razão do dia 20.11.2006)

* UFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet