Artigos

Não há limites para sonhar

Por:  Maria Beatriz de Morais Carnielutti*

O carro de som percorre o campus da UFSM convidando os Professores e os Técnico-Administrativos para participarem de uma assembléia conjunta. Pauta: Índice de reajuste salarial para 2007. Local: Auditório Gulerpe. Data: 14 de dezembro. Horário: 14 horas.

Na data e horário aprazados, imprensa presente, chama a atenção a pouca mobilização dos interessados. Não se assustem. Na realidade, a assembléia se transformará em uma reunião entre os presidentes das entidades representativas dos dois segmentos e os líderes de seus conselhos de representantes.

Após um bate - papo, quase informal, de não mais que 30, 45 minutos, a decisão é tomada.O índice para o aumento é acordado em 90,7%, para vigorar a partir de 1º de janeiro. Batido o martelo, é hora de dar conhecimento às categorias.

Nada mal. Agradou. Então, um professor titular doutor – mais ou menos 21 anos de muito estudo, muitas horas de sono perdidas tentando encontrar a solução de um problema que persiste em um experimento, muitos fins de semana escrevendo artigos, muitas orientações acadêmicas, muitos projetos, relatórios e prestações de contas feitas ao longo do ano, - afinal não temos verba de gabinete – passará a ter um salário de aproximadamente R$ 16.0000,00.

No entanto, alguns mostraram-se contrários ao índice. Poucos na realidade. Logo, podem ser desprezados. Que maravilha! Que farra! Legislamos em causa própria. E daí? A equipe econômica nem precisou ser consultada para dar o aval.

Agora, basta apenas esperar o contra-cheque e observar os seguintes detalhes: 1- o aumento não será parcelado e também não levará muitos meses para ser implementado. Com certeza, estará na folha de janeiro; 2- como a decisão foi “amigável”, sem greve, não teremos que ministrar aulas nos meses de janeiro e de fevereiro, e nossos alunos não sofrerão os efeitos deste verão escaldante que lhes rouba o rendimento; 3 - todos estarão felizes até o próximo 1º de janeiro; 4 –infelizmente, tudo não passou de um sonho porque: “Não há limites para sonhar”.

* UFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet