Artigos

O tempo passa depressa, o tempo voa!

Por:  Ester Wayne Nogueira e Maria Beatriz de Morais Carnielutti*

Na infância não entendemos como o tempo pode voar se a distância de um Natal para o outro parece ser tão longa. Mas um dia crescemos e verificamos que esta é uma grande verdade. Faz seis anos que participo ativamente do Sindicato Docente, primeiro como membro do Conselho de Representantes e depois junto à Diretoria. Nos dias 13 e 14 de maio de 2008 foram realizadas as eleições para a nova Diretoria e para o Conselho de Representantes da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, assim como para o Sindicato Nacional (ANDES/SN). Fiz parte, juntamente com outros colegas, da Comissão Eleitoral. Foi esta a eleição mais concorrida, em número de votantes, ultrapassando um terço do total dos associados.

Vale lembrar que um número significativo de aposentados está residindo fora de Santa Maria. Pela primeira vez duas chapas se colocaram a disposição para assumir o comando Sindical no biênio 2008-2010. Na de número 1, o candidato a presidente era um professor que por duas vezes foi presidente da entidade e na de número dois um professor que compunha a atual diretoria. Com posições antagônicas os componentes das chapas disputaram a eleição com elegância e seriedade, levando à categoria suas convicções. Foi uma disputa bonita, a diferença entre as chapas, no final do cômputo dos votos, foi de somente três votos. Venceu a de número dois que apresentava como candidato a presidente o economista e professor Sérgio Prieb.

Estou me afastando do grupo de dirigentes da entidade. Sei que sentirei muita falta, mas é o momento de abrir o caminho para que outros venham a contribuir, apontando novos horizontes, novas formas de pensar e agir. Há muitas metas a alcançar. Este Sindicato pertence a uma minoria que teve a felicidade de conseguir os objetivos que almejava, ou seja, formar e informar novas gerações. Esta luta não pode ser ignorada por aqueles que deveriam ter como parte de suas metas políticas e ideológicas, a Educação. Não como discurso no momento em que se faz necessário afagar o povo, mas como um ideal a defender.

(Artigo publicado no jornal Diário de Santa Maria no dia 6 de junho de 2008)

* SEDUFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet