Artigos

Dois Anos de Compromisso e Resistência – II

Por:  Diorge Alceno Konrad*

Após dois anos de mandato a frente da SEDUFSM, chega ao fim ao período da Gestão Resistência e Compromisso. Neste biênio refletimos e apreciamos a cultura, a política, a sociedade e a economia em vários momentos através do projeto Cultura na SEDUFSM: sobre as letras e as humanidades (Garcia Lorca, Felippe D’Oliveira, Michel Foucault); sobre assédio Moral e sexual, lançando cartilhas sobre o tema com a Associação dos Servidores da UFSM e com a Assessoria Jurídica dos dois sindicatos; sobre a política e suas instituições e sobre a América Latina nos aniversários de 17 e 18 anos da SEDUFSM, além da Venezuela de Hugo Chávez, levando evento para a UNIPAMPA, em Alegrete.

Sobre gêneros musicais, o Cultura debateu o ‘punk rock’ e a transformação social; sobre o Fórum Social Mundial, os 90 anos da Revolução Russa e os 40 anos do Maio de 1968; sobre o dia internacional da mulher, com debates sobre o filme Domésticas e a peça A super mãe porra louca em 2007 e 2008; sobre Humor; sobre o futuro do trabalho e as reformas sindical e trabalhista; sobre as polêmicas e o debates em torno dos "desertos verdes" e das Fundações Privadas de Apoio; sobre a relação entre o esporte, a competição e a educação.

Nosso compromisso social fez com que nos posicionássemos diante das cotas na UFSM, apresentássemos a exposição comemorativa 35 anos de humor e outros delitos em homenagem a Reinaldo Pedroso (cartunista e chargista do jornal da SEDUFSM) e trouxéssemos a exposição fotográfica nacional que conta história da ditadura civil-militar no Brasil de 1964 a 1985. Além disso, nosso apoio e convênio com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria possibilitou-nos levá-la para as comunidades em torno do Colégio Marista Santa Marta e do Seminário São José.

Sentimos-nos co-participes da organização da Seção Sindical da Unipampa ao divulgarmos o sindicato em São Borja, Uruguaiana, Itaqui, Alegrete e São Gabriel, além da visita a CESNORS em Frederico Westphalen e Palmeira da Missões.

Confraternizamos nos jantares-bailes do Dia do Professor e nas formaturas de aposentados nas turmas de informática, mas choramos a morte de nosso polêmico e terno Conselheiro e Ex-Dirigente Joél Abílio Pinto dos Santos que cedo nos abandonou, mas com o ensinamento que devemos e podemos deixar esta vida lutando.

Nosso corpo funcional foi um braço direito abnegado em todas estas tarefas, seja por aqueles que seguiram outros caminhos, seja por aqueles que se incorporaram ao cotidiano de trabalho da SEDUFSM.

Enfim, acreditamos que mantivemos a entidade na linha de frente de um sindicalismo combativo e de respeito à diversidade da categoria docente, o qual terá continuidade e renovação nos colegas que se elegeram na Chapa Unidade Docente que gestará a Seção Sindical dos Docentes da UFSM de 2008 a 2010. Vida longa à SEDUFSM

(Artigo publicado no jornal A Razão no dia 09 de junho de 2008)

* SEDUFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet