Artigos

SEDUFSM: 20 anos de sonhos

Por:  Ricardo Rondinel*

Diz a poesia do espanhol Antonio Machado: “Caminhante, não há caminho, se faz o caminho ao andar”. Em novembro de 1989 um grupo de docentes da UFSM ousou sonhar. Sonhar em construir um sindicato local, mas que seria parte de um sindicato nacional. Assim nasceu a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM). Na época era um sonho. A vida nos coloca sonhos e desafios. A história se encarrega de julgar se acertamos ou não.

A sociedade de Santa Maria acompanhou ao longo destes vinte anos nossa trajetória de luta. Como toda entidade que nasce, iniciamos pequenos. Mas crescemos na luta. Luta política, luta jurídica. Levantamos a bandeira da defesa da educação pública e gratuita com padrão unitário de qualidade entre instituições públicas e privadas. Por isso fomos muito combatidos pelo lobby privatista. Defendemos uma sociedade na qual os serviços públicos de educação, saúde e segurança sejam um direito de todos e obrigação do estado.

Nessa longa caminhada, a organização sindical cresceu e houve uma renovação constante nas dez diretorias que se sucederam. Santa Maria foi a primeira seção sindical criada dentro do Sindicato Nacional dos Docentes Instituições de Ensino Superior, ANDES-SN. A Associação de Docentes, ANDES, se transformou em Sindicato em 1988. Nos anos 1990 e 2000 estivemos presentes nas lutas pela democratização do país, pela aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na defesa da Autonomia Universitária, na luta por um plano de carreira para os docentes e na defesa de condições dignas de trabalho para os professores.

Nossa caminhada continua. Assim como cantava Mercedes Sosa, temos que dar “Gracias a la vida”. Graças à sociedade santa-mariense que apoiou-nos nessa caminhada. Graças aos órgãos de imprensa que cobriram nossa atuação e deram democraticamente espaço para divulgação de nossas idéias. Graças ao movimento sindical e popular que participou desta caminhada. Graças aos senadores, deputados federais e estaduais e vereadores que estiveram juntos conosco nestes anos.

Os dirigentes passam, mas as entidades e suas lutas ficam na história. E a história é feita pelo povo, por suas entidades e seus dirigentes. Parabéns e obrigado a todos os que fizeram parte desta história.

(Publicado no Diário de Santa Maria em 28.10.2009)

* SEDUFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet