Artigos

Um exemplo secular

Por:  Daniel Arruda Coronel*

Neste dia 15 de dezembro, o arquiteto Oscar Niemeyer completa 104 anos ainda gozando de saúde, energia e, principalmente, coerência política. Oscar Niemeyer, ao longo dos anos, devido à sua genialidade, alcançou diversas honrarias e homenagens, e poderia ter um padrão de vida de fazer inveja às classes mais abastadas deste país. No entanto, o que se observa é um homem simples, honrado, preocupado com o desenvolvimento econômico do país e fiel às suas convicções socialistas.

Nos últimos anos, como professor e pesquisador, tenho observado vários jovens proclamando-se socialistas, lutando por um país melhor e encantados com as ideias de figuras como Marx, Lenin e Fidel. No entanto, com o passar dos tempos, exemplos não faltam de vários que mudam sua opinião, renegando seus "antigos ideais" e ficando alienados aos problemas estruturais e crônicos do país.

Neste sentido, um brasileiro chegar aos 104 com as mesmas convicções que tinha na juventude, tendo a oportunidade de fazer parte da alta burguesia, mesmo que não se concorde e não se tenha uma relação de empatia com as suas convicções, no mínimo, merece respeito e admiração, ainda mais quando projetou obras com o impacto social e cultural como os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), os quais contribuíram para que centenas de milhares de brasileiros tivessem uma educação e formação cultural digna. Idealizou ainda a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades, a qual visa contribuir para a formação de profissionais não apenas com a formação técnica, mas, sim, com um espírito social que busque um país mais fraterno e soberano.

Enfim, em um país onde se observa, a cada dia, vários casos de incoerência política e sem preocupação com um país melhor, exemplos como o de Oscar Niemeyer, que, além da sua genialidade, a qual encanta a todos, mantém sua coerência e seus valores, por tudo isso parabéns e que oxalá tenhamos muitos gênios como Niemeyer, não apenas em suas áreas do conhecimento, mas que sirvam de exemplo na construção de um país mais justo e fraterno.

(Publicado em A Razão de 14.12.2011)

* UFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet