Artigos

Um convite à leitura

Por:  Daniel Arruda Coronel*

No dia 26 de abril, inicia-se a Feira do Livro de Santa Maria, que vai até o dia 11 de maio, na praça Saldanha Marinho, que este ano terá como patrono o Professor José Antonio Brenner, aposentado da UFSM, pesquisador da história de Santa Maria, autor de artigos para jornais e ensaios de cunho histórico, além de um livro sobre a imigração alemã, intulado ‘A Imigração Alemã: A saga dos Niederauer’, publicado pela editora da UFSM. A educadora homenageada é a professora Viviane Marconato, a qual trabalha no Ensino Fundamental, na escola Pão dos Pobres, tendo atuação destacada em projetos que visem à leitura e à escrita com as crianças. O homenageado da Feira é o saudoso poeta Antonio Carlos Machado (1935 – 1997), o qual, dentre as várias atividades, foi Diretor da Biblioteca Pública Municipal de Santa Maria Henrique Bastide e compositor de diversas músicas nativistas, que são verdadeiros ícones da cultura sul-riograndense.

A Feira do Livro de Santa Maria já se consolidou como o principal evento cultural e literário da cidade, sendo um profícuo e rico espaço de debate e efervescência literária, oportunizando que vários autores da cidade e da região divulguem suas obras, poesia e ensaios. Além disso, merecem destaque as ações que vêm sendo feitas, nos últimos anos, visando a um maior envolvimento das crianças na Feira, através de uma programação especial.

Como não poderia ser diferente, a Editora da UFSM, mais uma vez, está tendo participação ativa neste evento e, no dia 30 de abril, às 17h30min, irá lançar 26 obras que retratam um pouco da rica produção cultural, didática e científica de professores, pesquisadores e comunidade em geral.

Além disso, merecem ser destacadas várias ações que este ano estão ocorrendo e contam com a forte participação da Editora da UFSM visando a uma maior democratização do acesso à leitura e permitindo que ela chegue cada vez mais perto da comunidade de Santa Maria e região com o objetivo de uma melhor divulgação dos livros e materiais por ela editados.

Enfim, a Feira do Livro deste ano tem todas as condições necessárias para repetir o sucesso dos anos anteriores como importante espaço de difusão cultural e cidadã, proporcionado à sociedade, por alguns dias, um contato mais intenso com autores, obras, poemas e poesias, os quais nos marcaram e nos marcam, muitas vezes sendo uma referência em determinados momentos de nossas vidas.

(Publicado no Diário de Santa Maria de 26.04.2014)

* UFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet