Artigos

16 Anos da SEDUFSM

Por:  Ricardo Rondinel*

Sindicatos de trabalhadores são criados para defender os interesses de uma categoria. Nosso sindicato está completando 16 anos neste mês. Que sindicato é esse? Chama-se SEDUFSM, sigla que significa Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Mas por quê Seção e não Sindicato? É que a SEDUFSM é uma base, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, que usa a sigla ANDES-SN.

Temos que comemorar? Sim e muito. Em novembro de 1989 a idéia era construir, de novo, a ANDES em Santa Maria. Nisso tivemos sucesso. A idéia germinou e se consolidou. Esteve presente na política universitária através de oito diretorias. E o mais importante, sempre houve renovação nos quadros dirigentes. O sindicato manteve sua independência política dos diversos governos que se sucederam. Jamais a direção do Sindicato se vendeu ao Governo, disto podemos nos orgulhar.

Sindicato lembra muitas coisas. Mais o mais importante é que este sindicato conseguiu construir uma Proposta para Universidade Brasileira. E continua lutando pela sua implementação.

Ao longo destes 16 anos ocorreram muitas jornadas de luta, greves, seminários, congressos, reuniões, encontros e festas do dia do professor. Por quê não? Festa sim, ninguém é de ferro. O Sindicato esteve presente em muitas lutas jurídicas e políticas.

Nas greves destes 16 anos, conseguimos ganhos que permitiram de alguma forma, manter as nossas remunerações reais nos patamares de 1990 e 1995. Ainda temos uma defasagem salarial significativa. Um plano de carreira com uma matriz salarial que foi destruída pela política dos governos de concessão apenas de gratificações.

Transcorridos 16 anos, posso dizer, com certeza, que a entidade que vi nascer em 1989, cumpriu o seu papel. Hoje temos um território (sede própria), uma população (os filiados) e uma história. Fazem parte dessa história, sem dúvida, nossos Dirigentes, que gratuitamente, se dispuseram a conduzir a entidade nestes 16 anos. A eles nosso muito obrigado em nome de toda a categoria. Também obrigado a nosso corpo de Funcionários. Colaboradores que com sua lealdade e trabalho nos acompanharam nesta trajetória.

(A Razão. 21.11.2005)

* SEDUFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet