Artigos

Uma parte da história dos 15 anos

Por:  Ricardo Rondinel*

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM completou neste mês 15 anos de vida. Quinze anos não se faz todos os dias. Apenas uma vez na vida. O Sindicato Nacional ANDES, do qual a SEDUFSM faz parte, também cumpriu 15 anos, mas em 1996. A festa foi em Santa Maria, durante o XV Congresso Nacional da ANDES, realizado com a presença de aproximadamente 400 delegados de todo o país.

A SEDUFSM começou do nada. Em 1991, o Sindicato tinha condições precárias. Havia poucos filiados. Não havia como arrecadar contribuições dos associados. Mas, pouco a pouco, fomos crescendo. Contávamos apenas com um desafio e o nosso trabalho, para a difícil tarefa que nos fora confiada pelos colegas que nos elegeram.

Ao final de nossa Gestão à frente da SEDUFSM, em 1996, a reconstrução iniciada em 1989 mostrava seu trabalho. O Sindicato já tinha quase 1.200 filiados. Compramos e reformamos a Sede Própria do Sindicato, na rua André Marques, 665, e construímos o Auditório. Aumentamos a participação de Santa Maria no Sindicato Nacional. Conseguimos trazer dois eventos da ANDES para Santa Maria. Nossa tarefa histórica foi “reconstruir a ANDES” em Santa Maria.

Muitas lutas políticas e jurídicas aconteceram entre 1991 e 1996. Gostaria de destacar que nunca fizemos diferenciação entre filiados e não filiados ao sindicato. O Sindicato representa toda a categoria. É filiado quem por livre e espontânea vontade assim o decide. E, claro, tem que contribuir economicamente. Os ganhos econômicos das greves sempre foram para todos, filiados ou não. Igualmente as ações judiciais eram trabalhadas coletivamente. Esse foi o caso do Plano Collor, os famosos 84,32%, de março de 1990. E também, dos 3,17%, ação coletiva ajuizada na nossa gestão, em 1996, e que foi paga recentemente.

Participei ativamente do Movimento Docente. Primeiro no Comando de Greve de 1991. Depois como Vice-Presidente (1992-1994). Logo como Presidente (1994-1996). Nosso reconhecimento àqueles que trabalharam conosco. Seria impossível mencionar todos. Guardo por todos um imenso carinho e gratidão por ter tido a oportunidade de trabalhar e levantar a Bandeira do Sindicato ANDES em Santa Maria.

A construção do sindicato foi trabalho coletivo. Muitos colegas participaram. Os membros das Diretorias, dos Conselhos de Representantes, dos Grupos de Trabalho, dos Comandos de Greve, os Funcionários do Sindicato, os Assessores Jurídicos, os que participaram das mobilizações e das passeatas, os que vendiam cafezinho e pastel no Auditório Gullerpe para angariar recursos para o Sindicato. Em fim, a lista é longa. A todos, minhas saudações. Aos companheiros que continuam na linha de frente: Boa Luta !

* SEDUFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet