Artigos

Retrospectiva

Por:  Ester Wayne Nogueira e Maria Beatriz de Morais Carnielutti*

Havia afirmado que não faria uma retrospectiva do ano que findou. Melhor seria dar um salto bem grande como dos atletas olímpicos e dizer como a Eliane Cantanhêde, “Feliz 2007”. Mas mesmo assim, busquei no armário o Novo Dicionário Aurélio (1975), abri a página em “retrospetiva”, que me remeteu a “retrospectiva”, que segundo ele quer dizer “análise de tempos ou coisas passadas”. Sou professora aposentada, luto para não fazer parte das coisas passadas. Então é preferível fazer a “análise de tempos”.

Será que se esta análise for das duas primeiras semanas de 2006 poderei considerar análise de tempo? Do ano de 2005 soçobrará o samba “desilusão, desilusão, canto eu, canta você...”.

Vejamos, se um ex-sindicalista se indigna com a realização de greve quando ele está na outra ponta da corda, é um fato para uma retrospectiva? Mesmo que o fato tenha ocorrido a uma semana atrás? A nomeação de parentes para cargos de confiança na administração pública mereceria algumas laudas, mas seria aprovada como fato para uma retrospectiva? As empresas que omitem seus lucros à Receita Federal terão seus atos julgados com a mesma benevolência que é dispensada ao caixa 2 dos partidos políticos? E, valeria uma retrospectiva? Talvez sejam, mas não quero me ater a esses fatos.

Desde os meus 13 anos somo as minhas aspirações, às de muitos colegas, fizemos um longo caminho juntos. Pelos trilhos da vida subimos e descemos, caímos e transpusemos obstáculos. Neste andar outros vieram e somaram. Houve momentos que julgamos ser de vitória. Mas também, existiram aquelas horas que foram de separações, por motivos diversos. Este último ano foi pródigo nisso. Não estava na cidade neste final de semana quando recebi a notícia que o nosso colega, Atílio Rossato Aléssio, havia falecido. Perdemos um batalhador, mas seu ideal persistirá. O telefone não servirá mais para pedir que nos represente em Brasília no próximo encontro, mas sei que encontrará outros meios para estar lá nos subsidiando com a sua experiência. Até algum dia Atílio. (A Razão, 23.01.2006)

* SEDUFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet