Artigos

Aos mestres, com carinho!

Por:  Fritz Nunes*

Durante muito tempo o estigma sofrido pelos sindicatos era de que seriam instituições comandadas por “radicais”, sempre dispostos a fazer greves, “badernas” e coisas do gênero. Essa imagem não é gratuita, mas resultado da verdadeira “criminalização” das entidades representativas dos trabalhadores promovida pelos regimes autoritários. Porém, a partir do processo de democratização do país, essa “mácula” foi aos poucos sendo substituída. Hoje, a sociedade reconhece o papel importante das lideranças sindicais e da contribuição que esse segmento oferece para a construção da cidadania.

Dentre os sindicatos que possuem essa contribuição inequívoca está o ANDES- Sindicato Nacional dos Docentes e suas seções filiadas, como é o caso da Seção Sindical Docente da UFSM (SEDUFSM), que desde 1989, coordena as ações em defesa dos professores da Instituição. E, papel essencial nesse processo cumprem aqueles educadores que, além da sala de aula, compatibilizam no dia a dia a busca por melhores salários, de mais verbas e concursos e, principalmente, a luta em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Todos que trabalhamos na SEDUFSM aprendemos muito com o passar dos anos. Aprendemos a sermos críticos, mas também aprendemos a ser flexíveis, a negociar e, a ceder quando for preciso. Nesta Casa, quase sempre, tivemos excelentes professores, que nos ensinaram o quanto é importante lutarmos, não apenas pelos nossos direitos, mas também pelo respeito aos direitos alheios.

Sendo assim, ao encerrar mais uma gestão, que dirigiu o sindicato entre 2004 e 2006, queremos registrar que a luta da SEDUFSM não é apenas da direção, mas de todos os funcionários da entidade, que compreendem o alcance dessa luta. Ela não se trava apenas aqui, mas em todo o planeta. A luta por um mundo que seja mais justo – a busca de “um outro mundo possível”, pelo qual passa a educação. Em nome da Anabel, Vilma, Claudia, Sandra, Luciana, Ana Paula, Ana Cássia, Danuza, etc., nós queremos agradecer à diretoria que se vai, comandada de forma irreparável pelo professor Carlos Pires, e desejar boas vindas à diretoria que será coordenada pelo professor Diorge Konrad. Que o aprendizado, na luta fraterna, continue sendo sempre frutífero.

(Publicado no Diário de SM de 12.06.2006)

* SEDUFSM



Compartilhe com sua rede social!

© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet