Três segmentos realizam ato de greve na reitoria SVG: calendario Publicada em 18/06/12 18h09m
SVG: atualizacao Atualizada em 21/06/12 14h54m
SVG: views 1073 Visualizações

Café e almoço acompanharam dia de debates

Alt da imagem
Estatuinte e a Universidade que queremos foi tema de debate

Em ato unitário nesta segunda-feira, 18, docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes realizaram ocupação simbólica do hall de entrada da reitoria da UFSM. Logo no inicio da manhã, próximo às 8h, as três categorias ofereceram um “Café com sonhos” no local, sendo mais tarde servido também um almoço. Além disso, o dia de atividades contou com uma mesa de debates que tinha como tema a “Estatuinte e a Universidade que queremos”. Compuseram a mesa de debates o professor e membro do Comando Local de Greve, Adriano Figueiró, o representante dos TAEs, Eloiz Cristino, o membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), José Luiz Zasso, e o vice-diretor do Colégio Técnico de Santa Maria (CTISM), Cláudio Rodrigues Nascimento.

Em sua fala, Adriano Figueiró leu texto de Sérgio José da Fonseca Pires, destinado, na década de 1980, a conduzir a instalação de uma estatuinte na universidade. Figueiró lembra que, mesmo passados 25 anos, a comunidade universitária segue sem uma estatuinte e que o sonho de 1987 continua atual. A ausência de estruturas democráticas faz, segundo o professor, com que apenas os interesses dos dirigentes sejam ouvidos. Dessa forma, tal problemática pode se relacionar com a realidade de precarização do ensino público brasileiro, implementada através de programas vindos do governo federal e que não são efetivamente discutidos pela comunidade acadêmica.

Para Figueiró, o sistema que atualmente rege a universidade é uma “autonomia tutelar” e para se combater essa falsa democracia é importante saber articular a atuação local, questionando a administração posta aqui, em Santa Maria, e nacional, sobre as políticas públicas para a educação, que são parte de um programa de governo. Além disso, o professor ressaltou que a estatuinte está dentro de um sistema onde as normas são respeitadas quando convém. Encerrando, defendeu que a universidade não sirva de correia de transmissão aos interesses do governo federal e que a luta pela estatuinte redefina os rumos da UFSM.

Unidade

Já o representante dos TAEs, Eloiz Cristino, ressaltou a importância da unidade das três categorias. O técnico-administrativo também fez coro às críticas ao atual modelo de universidade, apresentando alguns pontos específicos de reivindicação da categoria. Nessa linha, Eloiz destacou a necessidade de uma gestão democrática e autônoma, que garanta congressos internos, assembleias gerais, assembleias estatuintes e conselhos superiores, além do fato de a universidade ser pessoa jurídica de direito público. Cristino ainda lembrou que hoje temos uma estrutura universitária arcaica, que dificulta a criação de conselhos paritários e outras ferramentas efetivamente democráticas.

A crítica à atual estrutura universitária também esteve presente nas falas do vice-diretor do CTISM, Cláudio Rodrigues Nascimento, e do membro do DCE, José Luiz Zasso. Para o estudante, o Conselho Estratégico Social pode ser uma possibilidade de mudar a estrutura e a hegemonia conservadoras da universidade. Segundo Zasso, tal Conselho envolveria setores de dentro e fora da UFSM e contribuiria para a construção de uma educação que realmente atenda às demandas da sociedade.

Após as exposições da mesa, o microfone foi aberto para as intervenções do público. Além da importância de atuação conjunta das três categorias, a grande maioria das falas ressaltou a necessidade de debater o formato de universidade nos marcos local e nacional.

Texto e fotos: Rafael Balbueno e Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias