Vetos ao Código Florestal são insuficientes na visão ambientalista SVG: calendario Publicada em 18/10/12 17h52m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/10/12 19h21m
SVG: views 666 Visualizações

Lei continua privilegiando grande produtor e anistia desmatadores

Alt da imagem
Ministra Izabella Teixeira: governo desagradou ruralistas e ambientalistas ao mesmo tempo

Apesar de nove pontos da nova legislação para o Código Florestal Brasileiro terem sido vetados na última quarta, 17, pela presidente Dilma Rousseff, a medida é considerada insuficiente por entidades ambientalistas. Conforme análise disponibilizada no site do Greenpeace Brasil, mesmo com os vetos, a lei dá tratamento igual à agricultura familiar e a grandes produtores, ao perdoar quem desmatou grandes áreas. Para a entidade, a anistia permanece, com o estabelecimento de limites menores de recuperação a quem derrubou floresta ilegalmente até 2008. O Código Florestal, então, deixa de ser uma lei das florestas para ser uma legislação que consolida desmatamentos ilegais.

O texto vetado, em grande parte havia sido formulado pela bancada ruralista no Congresso Nacional, que manifestou indignação nesta quinta-feira com a posição contrária do governo. A redação de interesse dos fazendeiros previa, dentre outros privilégios, a redução das áreas a serem reflorestadas, o que aliviaria a situação de médios e grandes proprietários rurais.

Ao mesmo tempo em que vetou a presidente já assinou um decreto, que deve ser publicado nesta sexta, 19, regulamentando as regras do Cadastro Ambiental Rural e do PRA (Programa de Recuperação Ambiental), sendo que a recuperação de áreas desmatadas é condicionante para absolver os proprietários de multas adquiridas. Segundo Izabella Teixeira, o objetivo dos vetos era ‘não anistiar, não estimular desmatamentos ilegais e assegurar justiça social’.

Um dos vetos refere-se justamente à redução de margens de rios a serem reflorestadas em grandes e médias propriedades. Na proposta dos ruralistas, a área de recuperação seria reduzida de 20 para 15 metros em rios com até 10 metros de largura, enquanto para propriedades ou rios maiores, o mínimo exigido para a faixa de recuperação foi reduzido de 30 para 20 metros.

Retrocesso

“Apesar dos avisos de cientistas e estudiosos sobre o assunto, e da clara oposição de vários e diferentes setores da sociedade, Dilma (Rousseff) escolheu o caminho do retrocesso ruralista. Durante todo o processo de desmonte da lei ambiental, o governo foi omisso ou foi conivente com a proposta do que existe de mais atrasado no agronegócio brasileiro”, diz Marcio Astrini, da campanha Amazônia do Greenpeace.

Ainda segundo a entidade, daqui em diante, o país deixa de ter uma das legislações florestais mais modernas do mundo para dar lugar a uma lei sob medida para os interesses de um agronegócio ávido por expandir-se sobre áreas de floresta. A legislação virou uma colcha de retalhos em que o agronegócio – não a floresta – é a questão central. Além da anistia a desmatadores ilegais, a nova lei beneficia grandes latifúndios e traz brechas legais para mais devastação propositalmente deixadas na nova lei, avalia o Greenpeace Brasil.

“A questão ambiental vive um de seus piores momentos sob a tutela do atual governo. Nunca vimos tantas más notícias vindas do Planalto em tão pouco tempo de gestão”, afirma Astrini.

Fontes: Folha de São Paulo, Greenpeace Brasil e Sedufsm
Foto: Panorama Brasil
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias