Cartucho reúne craques na arte de desenhar SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/11/12 14h02m
SVG: views 1283 Visualizações

Evento trouxe talentos consagrados e também novatos

Alt da imagem
Maucio (e) apresenta os convidados, entre eles, Bier (de chapéu)

Certamente o auditório da Cesma (Cooperativa de Estudantes de Santa Maria) poderia estar lotado na noite de sexta (23), contudo, o mau tempo prejudicou a abertura de um evento que reuniu a fina flor dos talentos na área de desenhos de humor do Rio Grande do Sul. Pouco afeitos a discursos, os que lá se reuniram gostam mesmo é de se expressar através de charges, cartuns, tiras. Veteranos e consagrados como Santiago, Edgar Vasques, Bier, Reinaldo Pedroso, Elias, Jô, se misturavam a novos talentos de pequenas cidades do estado, que aos poucos são desvelados pelas edições do Cartucho (Encontro de Cartunistas Gaúchos), que em 2012 chegou a sua nona edição.

Em sua fala introdutória, o coordenador do evento, professor Mario Lucio Bonotto (Máucio), destacou não apenas o crescimento que o Cartucho tem passado ao longo dos anos, mas também a ampliação dos apoios. Ressaltou a primeira publicação da editora do Cartucho, em parceria com a SEDUFSM, que foi o livro “40 anos de humor e outros delitos”, de autoria do professor aposentado da UFSM e conselheiro do sindicato, Reinaldo Pedroso.

O lançamento oficial da obra ocorreu em junho deste ano e, para aqueles que apreciam, houve uma sessão de autógrafos do autor na sexta, logo após a abertura do encontro de cartunistas, que foi abrilhantada pela apresentação musical da dupla Gisele e Maninho. A Seção Sindical dos Docentes da UFSM esteve representada pelo secretário geral, professor e escritor, Humberto Gabbi Zanatta.

O homenageado do evento, Renato Canini (ou simplesmente Canini), não pode comparecer. As explicações do coordenador, Maucio, foram em tom de lamento. Na sexta pela manhã, Canini, o desenhista do Zé Carioca, que é gaúcho, se justificou ao telefone: estava muito abalado, e até certo ponto, paralisado com a situação de saúde do escritor e também desenhista, Luis Fernando Veríssimo. Os dois são parceiros e, recentemente, Canini teve uma obra sua prefaciada por Veríssimo.

A nona edição do Cartucho foi precedida pelo “cartuchinho”, projeto através do qual cartunistas de Santa Maria visitam escolas públicas, especialmente na periferia, buscando estimular estudantes para o desenho. Ao longo do final de semana, outras atividades relacionadas ao encontro ocorreram, como por exemplo, o “Chimarrão com nanquim”, no sábado (24) pela manhã, o 1º Cartucho de Lomba, com carrinhos de lomba, no sábado (24) à tarde e, finalmente, a “Invernada do humor”, no domingo à tarde, no espaço “Arte da estação”, na rodoviária de Santa Maria.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias