‘D Docente’ traz reportagem da reunião do transporte SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 509 Visualizações

Programa vai ao ar nesta sexta-feira, 14, às 19h

Alt da imagem

No programa D Docente que vai ao ar nesta sexta-feira, 14, às 19h, no canal 19 da NET, será possível acompanhar momentos da reunião do Conselho Municipal de Transportes (CMT) de Santa Maria que discutiu a proposta de reajuste na passagem de ônibus. Compiladas em uma reportagem especial, as gravações mostram alguns argumentos utilizados pelos conselheiros presentes, tanto daqueles que falam em nome dos interesses empresariais, quanto dos que representam estudantes e trabalhadores.

Ocorrida na manhã da última quarta-feira, 12, a reunião do Conselho foi no Sest Senat, local em que os manifestantes do Bloco de Lutas não puderam entrar, devido ao forte aparato da Polícia Militar presente. Na ocasião, o secretário de Mobilidade Urbana do município, Miguel Passini, apresentou um novo cálculo para a tarifa, baseado na planilha Geipot: R$ 2,63. Agora, um integrante do CMT irá analisar as planilhas e fazer um relatório baseado nesses documentos, a fim de apontar qual valor é mais acertado. Na próxima segunda-feira, 17, terá outro encontro dos conselheiros, em que poderá ser pedido vistas ou votado o parecer do relator – delimitando, assim, o novo preço da passagem.

Mas o programa da Sedufsm também exibirá uma reportagem sobre a reunião realizada em Porto Alegre na sexta-feira, 7, para o planejamento de atividades preparatórias ao Encontro Nacional de Educação. No vídeo, a professora da UFRGS e diretora da Seção Sindical dos Docentes da UFRGS, Laura Souza Fonseca, e o professor estadual,  Shin Nishimura, falam um pouco de como está sendo o processo e da importância do Encontro. Reunidos em plenária do 33º congresso da entidade, os docentes do ANDES-SN discutiram a importância de se somar a essa iniciativa, de forma que um dos principais textos de resolução aprovados foi a articulação com os movimentos populares e sindicais para a construção de encontros preparatórios no decorrer do primeiro semestre. Tais atividades antecederão o Encontro Nacional, previsto para ocorrer em agosto deste ano.

O D Docente também trará informações sobre o Congresso do Sindicato Nacional, que está ocorrendo durante essa semana, em São Luís, no Maranhão. Há reprise do programa no sábado, às 19h.

Texto: Bruna Homrich

Foto-frame: Ivan Lautert

Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias