‘D Docente’ aborda entrevista sobre salário da categoria SVG: calendario Publicada em 22/05/14 18h10m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/05/14 18h11m
SVG: views 1813 Visualizações

Professor de Economia da Ufsm é o entrevistado no programa desta sexta, 23, às 19h

Alt da imagem
Ricardo Rondinel, professor de Economia, analisa defasagem salarial

O programa ‘D Docente’ que vai ao ar nesta sexta, 23 de maio, às 19h, pela TV Santa Maria, canal 19 da Net, veicula uma entrevista que trata da questão salarial dos professores das universidades federais. Cálculos do Dieese, que faz assessoria econômica ao ANDES-SN, mostram que o reajuste concedido pelo governo federal, em três parcelas, de 2013 a 2015, não repõem sequer o valor de compra necessário para acompanhar os índices inflacionários. Para abordar alguns aspectos desse tema, o entrevistado será Ricardo Rondinel, professor do departamento de Ciências Econômicas da Ufsm.

O tema das eleições sindicais ainda será repercutido no programa, tendo em vista que na última segunda, 19 de maio, foi divulgado o resultado oficial do pleito para eleição da diretoria do Sindicato Nacional (ANDES). Para falar um pouco sobre o êxito do processo, que levou à eleição da chapa “ANDES-SN de luta e pela base” com 91% dos votos válidos, o programa entrevistou o professor Carlos Pires, do departamento de Geociências da Ufsm, que é 1º Vice-presidente da Secretaria Regional RS do ANDES-SN.

A proposta de Estatuinte Universitária na Ufsm, ainda caminhando em passos lentos, também é tema de uma reportagem no ‘D Docente’. O programa trará declarações de Clovis Guterres, professor do Centro de Educação da instituição e, também, o encarregado pela atual reitoria, de encaminhar o debate sobre o tema junto à comunidade universitária e as entidades representativas de cada segmento.

Texto: Fritz R. Nunes

Frame/imagem: Ivan Lautert

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias