‘D Docente’ veicula entrevista sobre Copa e política SVG: calendario Publicada em 12/06/14 16h11m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/06/14 16h13m
SVG: views 1904 Visualizações

Depoimento de Billy Graeff vai ao ar nesta sexta, 13 de junho, às 19h, na TV Santa Maria, canal 19

Alt da imagem
Professor Billy Graeff fez palestra em Santa Maria nesta quarta, 11, e concedeu entrevista ao 'D Docente'

Caso o Brasil não seja campeão mundial, na Copa que está iniciando nesta quinta, 12 de junho, o governo comandado pela presidente Dilma Rousseff poderá ter sua imagem bastante abalada. A avaliação é de Billy Graeff, professor de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), e que estuda os efeitos dos megaeventos sobre as cidades em seu doutorado, na Universidade de Loughborough, na Inglaterra. A análise foi feita em entrevista ao programa ‘D Docente’, da Sedufsm, que vai ao ar nesta sexta, 13 de junho, às 19h, na TV Santa Maria, canal 19. Abaixo destacamos dois pequenos trechos da entrevista que poderá ser conferida integralmente no canal 19.

A Copa nas eleições

No Brasil, está se descobrindo, aos poucos, como se faz uma Copa do Mundo. Que o evento tem implicação na área da saúde da educação, da segurança pública, e que essas consequências têm sido danosas para a população, com gastos muito altos, nós descobrimos que a Fifa fica com todo o lucro. Então, mais que o resultado dentro do campo, a existência do acontecimento em si vai trazer efeitos prejudiciais à imagem do governo federal, que se atrelou à Copa de 2007 quando foi enviada a proposta pela CBF. Então, se o Brasil não ganhar a Copa, talvez possa ser uma catástrofe para o governo, o que não significa que será necessariamente determinante no resultado eleitoral.

Influência da Fifa

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) tem como principal fonte de recursos a Copa do Mundo, então, é do interesse da entidade que o evento seja feito de determinada maneira. Nós poderíamos dizer, por exemplo, vamos fazer a Copa do Mundo, mas as delegações vão ficar em alojadas em escolas, como ocorre com os outros esportes amadores, mas não pode ser assim. A Fifa tem um conjunto de parceiros privilegiados, e nessa volta que os megaeventos estão fazendo em países subdesenvolvidos, esses parceiros têm sido mais que privilegiados, sobretudo a construção civil. Não por acaso, a construção civil doou 75% dos recursos da campanha da presidente Dilma, interessados nesses tipos de contratos que ocorreram para o período da Copa.

Outros temas

O ‘D Docente’ também traz uma reportagem sobre a reunião que aconteceu na última terça, 10 de junho, em que o reitor da UFSM, Paulo Burmann, discutiu com servidores técnico-administrativos e entidades representativas das entidades sobre o futuro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo que os funcionários que hoje atendem no Hospital Universitário não serão cedidos oficialmente, continuarão lotados na UFSM.

A reunião do setor das federais do ANDES-SN, na qual foi rejeitado o indicativo de greve para o mês de junho, também será pauta do programa, que terá o depoimento da vice-presidente da Sedufsm, Suze Scalcon, que esteve em Brasília. O ‘D Docente’ traz ainda o comentário de Humberto Gabbi Zanatta, professor e diretor da Sedufsm.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias