Notícias

25/08/2014   25/08/2014 19h01 | A+ A- | 553 visualizações

59º Conad aprova alterações na metodologia do Congresso

Objetivo das mudanças é agilizar discussões e torná-las menos exaustivas


Propostas de mudanças metodológicas geraram extensos debates no 59º Conad

Os delegados do 59º Conad alteraram a metodologia dos encontros nacionais do ANDES-SN para tentar dar mais objetividade às discussões e tornar menos exaustivos os congressos do Sindicato Nacional. A deliberação ocorreu durante a plenária do Tema IV: Questões organizativas e financeiras, realizada num debate extenso ao longo da manhã e tarde de domingo (24), em Aracaju (SE).

Entre as alterações está a mudança no temário do Congresso, com a junção dos temas Conjuntura e Centralidade da luta e também Políticas Sociais e Plano Geral de lutas, mantendo em separado a plenária do Plano de Lutas dos Setores e questões organizativas e financeiras, reduzindo, dessa forma as plenárias de seis para quatro. Foi recomendado também que a diretoria, ao elaborar o cronograma do encontro, busque garantir espaço para a realização de reuniões organizativas dos grupos de trabalho do Sindicato Nacional.

“Para dar conta do debate, que é sempre amplo, o Conad se debruçou sobre a metodologia de discussões dos congressos de forma a objetivar os debates e reduzir o tempo que nós ficamos em reunião, o que às vezes nos leva a jornadas excessivas. Isso foi extremamente importante. Tivemos várias contribuições nesse sentido, pois essa é uma preocupação geral dos participantes dos eventos do ANDES-SN e agora nos resta preparar o congresso e experimentar essa nova metodologia na expectativa de que seja um encontro eficiente e capaz de dar conta das suas resoluções”, comentou Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN.

 Prestação de Contas

O 59º Conad cumpriu ainda sua função de analisar e aprovar as contas do Sindicato Nacional do exercício de 2013 e do 33º Congresso realizado em São Luís (MA), em fevereiro deste ano. Além disso, avaliou e votou favorável à previsão orçamentária apresentada para o ano de 2015.

Comissão da Verdade

Durante a Plenária do Tema IV, os delegados aprovaram também a ampliação da Comissão Nacional da Verdade do ANDES-SN, com mais um representante da diretoria e outro da base e seus respectivos suplentes, e a realização do Seminário Nacional, previsto para dezembro, antecedido de encontros regionais.

Para Alexandre Santos, 1º vice-presidente da Regional Planalto que dirigiu a mesa do Tema IV, “a plenária discutiu questões centrais para o ANDES-SN, como a organização do Congresso a aprovação da prestação de contas de 2013 e a projeção de contas para o próximo período. O debate foi realizado de forma democrática e a plenária contribui muito para mesa. Eram questões difíceis e houve concordância com a necessidade de se fazer o debate. A gente decidiu sobre questões bastante complexas, como a metodologia do Congresso e o envio de textos para o Caderno. Os encaminhamentos contribuem com o crescimento do Sindicato e com o seu enraizamento na base e para fortalecer a democracia deste Sindicato”, avaliou. 

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet