Sindicato Nacional divulga ‘Carta de Aracaju’ SVG: calendario Publicada em 03/09/14 16h21m
SVG: atualizacao Atualizada em 03/09/14 16h22m
SVG: views 2554 Visualizações

Documento sintetiza as decisões aprovadas no 59º Conad

Alt da imagem

O ANDES - Sindicato Nacional divulgou nesta terça, 2 de setembro, a Carta de Aracaju, documento que sintetiza as deliberações do 59º Conad, que ocorreu de 21 a 24 de agosto, na capital sergipana. O conteúdo da Carta foi repassado por meio da Circular nº 157/2014. O documento traz um resumo dos temas e deliberações do encontro, que teve como tema central “Luta em Defesa da Educação, Autonomia da Universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”.

Ao todo, 202 docentes – sendo 46 delegados, 117 observadores e seis convidados -, participaram do 59º Conad ANDES-SN, que teve a representação de 58 Seções Sindicais de todo o país, para analisar a conjuntura nacional e internacional, fazer um balanço das atividades do Sindicato Nacional e atualizar o Plano de Lutas para 2014.

A leitura da Carta foi feita na Plenária de Encerramento do Conad pela secretária-geral do ANDES-SN, Claudia March. O documento ressalta as deliberações e debates do 59º Conad e faz um registro sobre a posse da Diretoria gestão 2014-2016, que assume o Sindicato Nacional com o desafio de “dar continuidade ao processo de construção coletiva e democrática que se expressa nas definições políticas e nas ações de luta”. De acordo com o documento, a análise de conjuntura destacou o aprofundamento da crise mundial, cuja resposta do capital tem se dado a partir da intensificação das medidas de austeridade, que implicam no acirramento dos ataques aos direitos dos trabalhadores.

“Nesse marco conjuntural, a intensificação da contrarreforma do Estado e sua expressão na política educacional demandam a ampliação da mobilização de trabalhadores e estudantes, e o tema da defesa da educação pública ganha centralidade, tal como definido no tema do evento”, diz um trecho do documento.

A Carta de Aracaju destaca ainda que “a realização do Encontro Nacional de Educação, no início de agosto, reunindo mais de dois mil participantes, representou um marco e um importante passo no processo de reorganização do campo classista em defesa da educação pública. Segundo as proposições aprovadas no 59º Conad, enraizar nossa ação em defesa da educação pública passa por dar continuidade à agenda de lutas e ações em curso, incluindo os encaminhamentos do Encontro, como a constituição dos comitês estaduais em defesa da escola pública, a realização de um dia de luta em defesa da escola pública em outubro de 2014, a realização do II ENE em 2016, precedido de encontros estaduais e regionais, a manutenção e ampliação do Comitê Nacional em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, já”.

O documento finaliza com o registro de que o 59º Conad cumpriu com seu papel em atualizar o plano de lutas e “manteve acesas a chama de um sindicato autônomo, laico e com referência social”.

Para ler a íntegra do documento clique aqui.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Delegação da Sedufsm comenta decisões do 59º Conad

SVG: calendario 29/08/2014
SVG: tag 59 CONAD
Seção Sindical esteve representada por três professores em Aracaju

Deliberações do 59º Conad sintetizadas na Carta de Aracaju

SVG: calendario 29/08/2014
SVG: tag 59 CONAD
Documento afirma que decisões fortaleceram ANDES-SN autônomo e democrático

60º Conad ocorrerá em Vitória

SVG: calendario 27/08/2014
SVG: tag 59 CONAD
Decisão foi tomada no último domingo, em Aracaju
Veja todas as notícias