Seminário do ANDES-SN debate a questão indígena SVG: calendario Publicada em 29/10/14 13h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/10/14 14h35m
SVG: views 651 Visualizações

Evento ocorre em Brasília nos dias 14, 15 e 16 de novembro

Alt da imagem

Diversas lideranças e entidades ligadas à luta indígena participam de seminário promovido pelo ANDES-SN nos dias 14, 15 e 16 de novembro, em Brasília (DF). Aberto à população, o evento tem por objetivo aprofundar o debate acerca da luta dos povos indígenas em diversas frentes, pautando questões como a violência do estado, a educação, a saúde e a demarcação de terras. É o que antecipou uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho Política de Classe Para Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do Sindicato Nacional, Liliane Maria Macedo Machado.

Dentre as representações indígenas que se farão presentes estão o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e representantes da Aldeia Maracanã, do Rio de Janeiro, além de pesquisadores do tema. Liliane explica que a iniciativa visa dar continuidade ao debate já travado anteriormente pela entidade e abraçado, inclusive, por diversas seções sindicais. Dentre essas, a própria Sedufsm, cuja atuação em Santa Maria em vários momentos esteve estreitamente ligada, em condição de solidariedade e construção conjunta às mobilizações indígenas locais.

A programação do Seminário Nacional sobre povos indígenas tem início às 8h30 do dia 14 com reunião do GTPCEGDS, e segue ao longo dos três dias com várias mesas temáticas, do que são exemplo a de Universidade, Povos Indígenas e Conjuntura, com participação de Bruno Kaingang, e a de políticas de governo para ocupação e territórios indígenas, ministrada pelo CIMI e por Débora Drupat, do Ministério Público Federal.

Outra mesa de destaque é a que ocorre ainda no primeiro dia e traz o tema da violência do estado contra os povos indígenas, tendo como participantes Fernando Luis Monteiro Sales, da Aldeia Maracanã, e Diego Carvalho Correa, pesquisador do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Para ter acesso à programação completa, clique aqui.

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich e Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias