Reunião detalha formas de participação no processo estatuinte SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/04/15 19h13m
SVG: views 1044 Visualizações

Encontro desta quinta debateu mecanismos de representação das comunidades

Alt da imagem

Novos passos rumo à definição da Estatuinte na UFSM foram dados na manhã desta quinta-feira, 23. Em reunião, os representantes docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes debateram sobre a participação e representatividade tanto dos segmentos que compõem a comunidade universitária quanto da população externa à instituição.

Definiu-se que, quanto à participação dos três segmentos, a escolha dos delegados será feita por unidades, com a ressalva de que o número de membros eleitos em cada categoria não pode ultrapassar 20% do total de membros daquela categoria naquela unidade. Os mecanismos de participação da comunidade acadêmica nesse processo levarão em conta a lotação de origem dos estudantes e trabalhadores. Essa questão, inclusive, gerou um debate na reunião, pois surgiu a problematização acerca dos estudantes que são bolsistas na reitoria da universidade.

Algumas posições apontaram que eles deveriam constar na listagem da reitoria, enquanto outras apontavam que, antes de serem bolsistas, são estudantes, logo, devem ser inclusos nas listagens de seus respectivos cursos. Nesse contexto inseriu-se a crítica à forma como estudantes bolsistas são alocados dentro da universidade, muitas vezes cumprindo funções que deveriam ser de um técnico-administrativo em educação.

O membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lucas Leismann, lembrou que a conversão das bolsas de assistência estudantil (bolsas PRAE) em bolsas de pesquisa e extensão é uma reivindicação antiga do movimento estudantil.

Já quanto à participação da comunidade externa na comissão estatuinte, foi enfatizado mais uma vez que a escolha dos delegados será realizada em audiência pública. Na ocasião, todos os presentes serão potenciais delegados, ficando a cargo da audiência definir os critérios para eleição dos membros que representarão a cidade nesse processo.

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias