Um domingo de encanto na UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 17/12/15 19h03m
SVG: views 2650 Visualizações

Show reuniu duas bandas e diversas cantoras santa-marienses

Alt da imagem

Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, a Sedufsm promoveu, no último domingo, 6, o show ‘Mulheres (En) canto e Poder’. Indo ao encontro do título dado ao evento, o campus encheu-se de afeto e os presentes permitiram-se encantar com as vozes femininas que adentravam, sucessivamente, o palco montado no Espaço Multiuso. Por volta das 17h, chegavam estudantes, crianças, famílias, ciclistas, que abriam suas cadeiras, estendiam seus panos ou simplesmente sentavam na grama, sob um sol que insistiu em sair após alguns dias chuvosos e cinzentos.

O evento, que integrou o projeto Viva o Campus, reforçou uma das tarefas historicamente abraçadas pela entidade sindical: o fomento e a elaboração de atividades culturais, às quais toda a comunidade santa-mariense possa ter acesso. Dessa vez, o mote foi a luta das mulheres, tendo como perspectiva o empoderamento, a conquista de espaços públicos e o fim da opressão de gênero. Abordada tanto em espaços do ANDES-SN como em debates locais, a pauta de gênero tem presença constante no movimento sindical docente, tendo permeado as escolhas feitas pela organização do evento, que chamou diversas cantoras santa-marienses para o palco. Amanda Schreiner, Gisele Guimarães, Juliane da Rosa, Jordana Henriques, Laura Christmann, Miriane Brock e Paola Matos foram as vozes femininas que, do rock à música popular brasileira, cantaram e encantaram.

“Quando as mulheres sobem no palco e pegam o microfone, estão resistindo a tudo que nos disseram que não poderíamos fazer”, disse a diretora da Sedufsm e representante do Fórum de Mulheres de Santa Maria, Maria Celeste Landerdahl. Ela ainda lembrou que o evento era uma forma, também, de encerrar a campanha dos ‘16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher’. De caráter internacional, a campanha reverberou em Santa Maria, através de atividades artísticas e políticas organizadas pelo Fórum em conjunto com coletivos feministas. Ao final do show, quando todas as cantoras reuniram-se no palco, a professora Maria Celeste foi convidada a subir e cantar junto duas canções: Maria, Maria – composição de Milton Nascimento e Fernando Brant, consagrada na voz de Elis Regina – e Pagu, da Rita Lee.

Além das meninas e mulheres que soltaram a voz, duas bandas também tocaram ao público: Green Lizard – liderada por Laura Christmann, e Guantánamo Groove. A primeira, mais dedicada aos clássicos do rock’n roll, e a segunda, à música popular brasileira.

Tendo conquistado a empatia do público presente – que crescia mais e mais à medida que os minutos passavam -, o evento encerrou quando o sol já partira. E a Sedufsm, que entrou 2015 pautando a luta feminista e referenciando guerreiras históricas em seu livro-agenda ‘Mulheres na História’, encerra o ano dando visibilidade a cantoras que representam a força da mulher na música e na cultura brasileira.

(VEJA MAIS FOTOS ABAIXO, EM ANEXO)

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias