Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
30/01/2016 02/02/2016 16h01 | A+ A- | 1987 visualizações
Claudia March (camisa vermelha) recebe inscrição da chapa: Medeiros (e), Eblin e Carvalho (d)
A chapa “Unidade na Luta” (01) foi a única inscrita na tarde deste sábado, 30, para as eleições à diretoria do ANDES-SN, que estão previstas para os dias 10 e 11 de maio de 2016. A inscrição, realizada por volta de 17h30, transcorreu durante a plenária do tema IV (Questões organizativas e financeiras). Antecedendo o prazo de inscrições, os congressistas aprovaram o regimento eleitoral. A atual secretária geral, Cláudia March de Souza, recebeu a inscrição do triunvirato da chapa, a professora Eblin Farage, candidata a presidente; Alexandre Galvão de Carvalho, candidato a secretário e geral, e Amaury Fragoso de Medeiros, candidato a 1º tesoureiro, cargo que, aliás, ocupa na atual diretoria.
Já no início da noite de sábado, ainda nos debates do tema IV, a chapa foi apresentada para o plenário do 35º Congresso. A apresentação foi feita pela candidata a presidente, professora Eblin Farage, da Universidade Federal Fluminense, que discurso apontando alguns eixos do que pensa o grupo que concorre ao ANDES-SN. Para ela, uma das principais bandeiras da chapa, se eleita ao Sindicato Nacional, é lutar “contra os ataques do capital à educação pública.” Para a professora, essa luta precisa ser realizada coletivamente. “Mas o coletivo tem que ser mais que a diretoria e, para isso, o sindicato tem que chegar aos professores que ainda não conhecem a entidade e que precisam ser conquistados para o nosso projeto de universidade e de sociedade”, assinalou.
E “conquistar”, sejam os professores ou a sociedade, segundo Eblin, é um dos “principais desafios”, que só pode ser realizado resgatando os princípios de luta do sindicato que em 2016 completa 35 anos. “É importante dialogar com outros setores da sociedade, aprofundar o leque de parcerias e alianças, seja com o movimento sindical, estudantil, social e popular”. Ela referiu-se ainda à necessidade de “fortalecer a CSP-Conlutas como espaço que aglutina lutadores e lutadores.” Para Eblin, “isso só será possível se as seções sindicais forem incentivadas a construir de forma conjunta essa central”.
Os 11 nomes
A chapa ainda será completada, dentro do prazo estabelecido pelo regimento eleitoral, pelos nomes que integrarão as diretorias regionais. No entanto, os 11 nomes que compõem a diretoria executiva foram definidos e apresentados ainda na plenária do 35º Congresso nesta tarde. São eles:
Eblin Farage- Aduff (Presidente)
Secretário geral- Alexandre Galvão Carvalho- Adusb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
1º Tesoureiro- Amaury Fragoso de Medeiros- Adufcg
1º Vice-presidente: Luis Acosta (Adufrj)
2ª Vice-presidente: Claudia Durans (Apruma)
3ª Vice-presidente: Olgaíses Maués (Adufpa)
2º Tesoureiro: João Negrão (Apufpr)
3º Tesoureiro: Epitácio Macário (Sinduece- Estadual do Ceará)
1º Secretário: Francisco Jacob Paiva da Silva (Adua - Amazonas)
2º Secretário: Márcio Antônio de Oliveira (Apes- Juiz de Fora)
3º Secretário: Giovanni Frizzo (Adufpel).
A Comissão Eleitoral Central (CEC) também foi anunciada em plenário e são os professores: José Queiroz Carneiro, Marco A. Pedroso e Rafael Furtado, os dois últimos suplentes.
Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm
15/02 - Centrais Sindicais preparam a luta contra a Reforma da Previdência
07/02 - Sedufsm repudia perseguição a professores/as e oferece apoio
07/02 - Sindicato divulga ‘Carta de Belém’ reforçando disposição para unidade
05/02 - ADUSP sediará próximo Congresso do ANDES-SN
04/02 - ANDES-SN aprova paridade de gênero na direção da entidade
Compartilhe com sua rede social!