Livro sobre Sergio Pires resgata origens da Sedufsm SVG: calendario Publicada em 01/06/16 17h44m
SVG: atualizacao Atualizada em 01/06/16 18h05m
SVG: views 4804 Visualizações

Obra ‘Sergio Pires. Uma vida política’ está disponível gratuitamente aos sindicalizados

Alt da imagem

Um bom pedaço de história docente foi resgatado na noite da última terça-feira, 31 de maio. Ocorre que a data marcou o lançamento do livro ‘Sergio Pires. Uma vida Política’, de autoria da professora Cecilia Pires, aposentada do departamento de Filosofia da UFSM e ex-companheira do sindicalista que dá nome à obra. De certa forma, a concretização do livro encerrou um processo que se estendeu ao longo de 25 anos, já que desde o falecimento de Sergio, no ano de 1990, a professora conserva o objetivo de tornar documento parte de suas memórias, conectadas intensamente à luta sindical, à universidade e à própria cidade de Santa Maria. Como sintetizou o professor Adriano Figueiró, então presidente da Sedufsm: “não se trata apenas da história de uma pessoa; é a história de uma construção coletiva”.

E para dar conta de reconstruir a caminhada do ex-companheiro, Cecilia explicou, durante o lançamento, que buscou contato com amigos e pessoas que partilharam do breve convívio com ele, falecido aos 44 anos. O livro de memórias do professor Pedro Coelho também foi citado como importante para a pesquisa, além da consulta às memórias da própria docente e autora da obra, visto que conhecera e caminhara ao lado de Sergio desde seus 12 anos.

O livro possui aproximadamente 120 páginas e tem o prefácio escrito pelo professor Adriano Figueiró. Ao longo da publicação, textos datilografados por Sergio Pires, recortes de jornais em vários momentos históricos narrando a intensa militância do professor, além de fotos inéditas. No prólogo da obra, Cecilia Pires resume a trajetória de Sergio, destacando desde a militância no movimento secundarista, nas comunidades de base da Igreja Católica, no Movimento Negro, e passando pelas grandes contribuições no debate em defesa da universidade e da categoria docente.

Um sujeito de esperança

Ao descrever o ex-companheiro, Cecilia diz: era um sujeito de esperança. “Fico contente porque a vida continuou para mim, meus filhos, netos e para todos que aqui estão com uma coragem de luta, de acreditar que a vida pode ser diferente e que, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, nós conseguimos pensar que existe um amanhã. Vejo de perto que a luta sindical continua e deixo aqui meu respeito por tudo isso. Minha gratidão por essa noite, minha alegria na dor e minha esperança no futuro”, concluiu Cecilia durante o lançamento nesta quinta, ocorrido no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. A seção sindical, inclusive, é responsável pelo lançamento da obra, disponível gratuitamente a todos os sindicalizados.

Adriano Figueiró, que na mesma noite entregou a presidência da Sedufsm ao professor Júlio Quevedo e à diretoria ‘Autonomia e Unidade na Ação’, agradeceu à Cecilia pela publicação das lembranças. “Nós, com muita honra, publicamos esse livro e esperamos que todos possam conhecer essa história. O lançamento da biografia do Sergio Pires traz, para aqueles que como eu não viveram esse período, a oportunidade de compreender um pouco mais o nosso contexto, e para aqueles que viveram certamente é uma oportunidade de reviver, de registrar a luta, as conquistas, a história do nosso sindicato”, comenta Figueiró.

Quem desejar obter o livro ‘Sergio Pires. Uma Vida Política’ basta se dirigir à secretaria da Sedufsm, com horário de funcionamento entre 8h e 12h e 14h e 18h, de segunda a sexta-feira. Já quem reside fora da cidade pode contatar o sindicato e solicitar o envio de um exemplar. 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: Rafael Balbueno

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias