Delegados estatuinte tomam posse na UFSM SVG: calendario Publicada em 22/09/16 18h00m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/09/16 14h50m
SVG: views 1363 Visualizações

Assembleia ocorreu na quarta, 21, e também elegeu mesa diretora

Alt da imagem

A tarde da última quarta-feira, 21, encerrou uma etapa importante para o processo estatuinte na UFSM. Isso porque na ocasião foram empossados os 297* delegados eleitos para liderar as discussões acerca de um novo estatuto na instituição. Nem mesmo o feriado no dia anterior (20 de setembro) prejudicou a participação dos delegados que, dentre estudantes, docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e membros da comunidade externa, lotaram o novo auditório do Centro de Tecnologia (CT). Ao todo, os delegados foram eleitos em três etapas: num primeiro momento, em chapas paritárias eleitas nas unidades de ensino; posteriormente em pleitos realizados pelas entidades representativas dos três segmentos e, por fim, junto à comunidade externa.

Presidida pelo reitor, Paulo Burmann, a assembleia também definiu a mesa diretora, de caráter provisório, responsável por coordenar, nos próximos 30 dias, a elaboração de um regimento para o Congresso Estatuinte. Durante a plenária, então, os delegados realizaram suas indicações e, após as votações, ficaram definidos os seguintes nomes para a mesa:

João Batista Dias de Paiva (docente, 132 votos): presidente

Marcia Paixão (docente, 121 votos): vice-presidente

Glece Kurzawa Coser (técnico-administrativa em educação, 123 votos): secretária-geral

Tatiana Wonsik (docente, 92 votos): 1ª secretária

Valserina Maria Gassen (comunidade externa, 74 votos): 2ª secretária

Tânia Maria Flores (técnico-administrativa em educação, 89 votos): relatora-geral

Jonathan Cardozo (técnico-administrativo em educação, 102 votos): 1º relator

Helena Oliveira (estudante, 111 votos): 2ª relatora

Novas reuniões na agenda

A posse dos delegados concluiu uma etapa do processo estatuinte na UFSM, porém, agora, outras estão previstas. Já nesta sexta-feira, 23, às 9h, a mesa diretora reuniu-se para elaborar uma proposta de regimento, que será enviada a todos os delegados e discutida coletivamente na próxima terça-feira, 27, às 8h, no Espaço Multiuso.

“Estou muito feliz por encerrar esse ciclo com sucesso. Na assembleia de hoje tivemos uma frequência de 212 delegados, de uma delegação de 297, na semana Farroupilha, um dia depois de um feriado com festividades importantes no Rio Grande do Sul. Tivemos a composição de uma mesa bastante diversificada e de qualidade”, avalia o professor Paiva, que presidiu a comissão pré-estatuinte e agora lidera, também, a mesa diretora.

Para a vice-presidente da mesa diretora, Marcia Paixão, a participação e articulação dos delegados presentes foram bastante positivas. “Deu para perceber o quanto todos estão querendo que a mudança aconteça. As pessoas estão articuladas e acho que isso deu o tom da estatuinte. Esse processo é fundamental para repensarmos que universidade queremos. Temos muitas coisas pela frente, desde questões que parecem detalhes - mas não são -, como as questões de gênero, até a reflexão sobre os grandes rumos que queremos em termos de universidade”, ponderou Marcia, que também integra o Conselho de Representantes da Sedufsm.

Amadurecimento democrático

 O avanço do processo estatuinte representa um momento histórico e um amadurecimento democrático na UFSM. A avaliação é do reitor, Paulo Burmann, que lembrou ser de 1968 o atual texto-base do estatuto da instituição. “Para muitos a estatuinte era um devaneio”, disse, referenciando, ainda, o trabalho do professor Clóvis Guterres e de toda comissão pré-estatuinte. “Foram dois anos de discussões e de divergências, mas, sobretudo, de respeito às diferenças de opinião. No momento em que a política nacional vive essa turbulência e incerteza, onde se discute o extremismo e a tolerância, devemos trabalhar com o respeito e fortalecer a democracia no espaço universitário, onde decisões coletivas preponderem sob as individuais”, disse o reitor.

*Ao todo, a estatuinte deveria eleger 300 delegados: 135 nas unidades de ensino, 135 nas entidades representativas e 30 na comunidade externa. O número final de delegados, contudo, ficou em 297, pois a comunidade de Frederico Westphalen indicou apenas 2 nomes. 

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias