Assembleia docente na quinta, dia 20, avalia greve geral SVG: calendario Publicada em 18/10/16 15h07m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/10/16 15h30m
SVG: views 2417 Visualizações

Plenária acontece às 14h, no auditório do prédio 67, campus da UFSM

Alt da imagem

Os docentes da UFSM têm assembleia nesta quinta, 20 de outubro, a partir das 14h, no auditório do prédio 67, ao lado da Fatec, campus de Santa Maria. Na pauta, quatro itens, sendo que o primeiro trata da deliberação sobre o “indicativo de estado de greve”, e o segundo ponto, a “construção da greve geral”. O processo de mobilização que tem contornos nacionais, a partir da orientação do Fórum de Servidores Federais (Fonasefe) e do ANDES-SN, prevê ainda a construção de atividades no dia 25 de outubro, próxima terça.

A assembleia geral desta quinta integra o calendário aprovado na reunião do Setor das Federais (Ifes) do ANDES-SN, no final de semana dos dias 8 e 9 de outubro (leia mais aqui). O centro da mobilização se dá em cima de projetos que tramitam, em nível nacional, com profundas ameaças ao setor público e à educação. Nesse sentido, tanto o Fonasefe quanto o ANDES-SN, apontaram o indicativo de greve geral para a primeira quinzena de novembro, tendo como referência a data de 9 de novembro.

Os eixos que norteiam a mobilização em favor de uma greve geral passam pela oposição às Reformas da Previdência, Trabalhista, contra o PLC 30 (da Terceirização), contra o PLC 54 (ex-PLP 257), contra a PEC 241 e PL 4567. Também se questiona o ajuste fiscal, reivindica-se a Auditoria da Dívida Pública e a redução da taxa de juros. Fazem parte desses eixos, também, a defesa do emprego, contra a Lei da Mordaça e contra a Reforma do Ensino Médio (MP 746/16).

Em relação à PEC 241/16, estudos recentes demonstram o tamanho do prejuízo para a educação e áreas sociais, caso essa proposta seja implementada. Veja aqui a matéria a respeito publicada no site da Sedufsm.

Pauta

Confira os quatro itens da pauta da assembleia desta quinta, 20 de outubro:

1) Indicativo de estado de greve;

2) Construção da greve geral;

3) Organização da Comissão Local de Mobilização;

4) Organização do dia 25 de outubro – Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: ANDES-SN

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias