Congresso Estatuinte poderá rever quórum de reuniões SVG: calendario Publicada em 10/11/16 10h43m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/11/16 10h51m
SVG: views 1137 Visualizações

Eleição da nova mesa diretora foi adiada mais uma vez nesta quarta, 9

Alt da imagem
Deliberações não ocorreram devido ao quórum, de 132 delegados e delegadas, não ter sido atingido

A sessão do Congresso Estatuinte na tarde de quarta, 9, que deveria eleger a nova mesa diretora, não pode ocorrer pela segunda vez devido à insuficiência de quórum. Conforme o presidente da mesa dos trabalhos, professor João Batista Dias de Paiva, uma nova convocação será feita para a próxima semana, após o feriado, quando a pauta será exclusivamente o debate sobre a revisão do quórum estabelecido pelo regimento interno, recentemente aprovado. Na avaliação de Paiva e de outros delegados que se manifestaram, a manutenção do preceito de que as deliberações só podem ser tomadas mediante um quórum de maioria absoluta, ou seja, 50% mais um do total de delegados e delegadas empossados (as), pode inviabilizar o Congresso.

Conforme Paiva, 263 delegados e delegadas foram empossados, de um total de 297 previstos na proposta original do Congresso. A maioria absoluta corresponde a 132 delegados e delegadas, o que nas duas últimas reuniões, não foi alcançada. Na tarde desta quarta, o servidor técnico-administrativo Eloiz Cristino, da Assufsm, comunicou que, em função da greve da categoria, iniciada em 3 de novembro, os representantes desse segmento fariam obstrução à sessão estatuinte.

Diante desse fato, houve algumas manifestações, especialmente de professores, de que em meio a paralisações, greve, ocupações, que as reuniões do Congresso Estatuinte deveriam ser suspensas, evitando o desgaste de as pessoas virem e as deliberações não ocorrerem. O presidente da mesa não se convenceu com as argumentações e afirmou que a convocação será feita, possivelmente para sexta, dia 18, e que será solicitado que as pessoas confirmem se pretendem comparecer ou não. No caso de a maioria responder que não pretende ir à reunião, esta será cancelada, garantiu Paiva, que enfatizou o fato de que o regimento interno prevê pelo menos uma reunião a cada 15 dias.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias