Estudantes aprovam greve em assembleia histórica SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/11/16 23h24m
SVG: views 2562 Visualizações

Mobilização estudantil levou milhares ao estádio da Educação Física da UFSM

Alt da imagem
Milhares de estudantes em uma assembleia histórica no estádio do CEFD

Foi uma assembleia estudantil que não se via, comentaram alguns professores, desde a década de 80. Milhares de estudantes, talvez mais que 4 mil, lotaram no final da tarde desta quinta, 10, o estádio do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. O local possui uma simbologia na história das mobilizações na universidade: foi no estádio do CEFD que, em 1986, com cerca de 10 mil pessoas, compostas pelos três segmentos, realizou-se a assembleia universitária que decretou greve na instituição por mais verbas para o ensino, entre outras pautas.

Na tarde desta quinta, após uma longa espera, sem consenso com a atual direção do DCE, que mudou três vezes o local da plenária, a maioria dos alunos aprovou já no início da noite a estratégia de ocupações dos cursos, o apoio à greve das demais categorias (técnico-administrativos e professores), o repúdio à PEC 55 e a entrada em greve gradativa, respeitando a autonomia dos diretórios acadêmicos, com a unificação do movimento grevista a partir de 25 de novembro.

A assembleia ocorreu numa quinta-feira em que a UFSM passou a ter diversas ocupações em cursos e nos prédios correspondentes às Unidades de Ensino, para protestar contra projetos de precarização do ensino. Foi disso que tratou também a plenária, quando foram feitos balanços das ocupações e informados que novas ocupações ocorrerão ao longos dos próximos dias. Dentre os locais ocupados, prédios do CCSH no campus, abrangendo diversos cursos. Há ocupações ainda na Geografia, na Biologia, nas Letras, no Centro de Educação, na Arquitetura Urbanismo, na Engenharia Acústica.

Na manhã desta sexta, 11, diversos estudantes, representantes ou não de diretórios acadêmicos, da associação de pós-graduandos, também participaram da plenária unificada dos segmentos, no Auditório Loi Trindade Berneira.

Veja algumas fotos da assembleia abaixo, em anexo.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula

Veja todas as notícias