25 de novembro: dia de luta contra a PEC 55 em Santa Maria SVG: calendario Publicada em 24/11/16 19h49m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/11/16 23h20m
SVG: views 1478 Visualizações

Manifestação está marcada para iniciar às 16h, na praça Saldanha Marinho

Alt da imagem
Trabalhadores e trabalhadoras se unem na praça, assim como no dia 11/11, para lutar contra a PEC 55

E nesta sexta, dia 25, Santa Maria se insere novamente nas manifestações nacionais contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que retira direitos dos trabalhadores, e ao mesmo projeta um inédito congelamento dos investimentos públicos pro 20 anos.  A data foi apontada pelas centrais sindicais brasileiras como sendo de Mobilizações e Greves pelo país Por aqui, quem está na organização é a Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, que se fortaleceu com a participação de representações sindicais do setor privado e movimentos sociais. A concentração inicia às 16h, na Praça Saldanha Marinho, e a manifestação foi chamada de ato em defesa da saúde, educação e previdência, por nenhum direito a menos.

Professores e técnico-administrativos em greve, juntamente com estudantes grevistas e que realizam as ocupações de prédios na UFSM, se somam nesse dia de protestos. Assim como no dia 11 de novembro, faixas e cartazes devem trazer mensagens críticas ao sucateamento dos serviços públicos essenciais. Após a concentração, uma caminhada deve ocorrer pelas ruas centrais da cidade.

A pauta dos protestos desta sexta-feira não se resume à PEC 55. Reunidas na última terça, 22, as entidades e movimentos sociais que compõem a Frente discutiram sobre a organização do ato e também sobre outros pontos da pauta que unifica os segmentos, como por exemplo, a retirada da MP 746 (reforma do ensino médio), e as contrarreformas Trabalhista e Previdenciária.

Centrais sindicais e as pautas

O Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos das centrais sindicais, que será realizado nesta sexta tem um consenso entre os dirigentes sindicais, que apontaram quatro eixos unitários. São eles:

Em defesa da saúde e educação: Contra a PEC 55 (antiga 241) e a Reforma do Ensino Médio; Em defesa dos direitos dos trabalhadores: Contra a Reforma Trabalhista; Em defesa da aposentadoria: Contra a Reforma da Previdência; Em defesa do emprego: Redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

ANDES-SN e a greve geral

Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, avalia que as entidades sindicais dos trabalhadores dos setores público e privado, os movimentos sociais e estudantis têm conseguido avançar na mobilização e na construção de atividades conjuntas, o que é muito positivo para fortalecer e intensificar o enfrentamento. “Nesse sentido, a mobilização de 25 de novembro é mais um passo para a construção de uma ampla unidade rumo à construção da greve geral”, ressaltou, citando, também, o início da Greve Nacional Docente, que acontece na quinta (24).

Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN

Imagem: Divulgação

Assessoria de imprensa do ANDES-SN

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula
Veja todas as notícias