Comando de Greve dos Professores se reúne com Burmann SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 25/11/16 17h30m
SVG: views 2521 Visualizações

Reitor defendeu saída negociada para as ocupações na UFSM

Alt da imagem
Comando de Greve dos Professores se reuniu pela primeira vez com reitor Paulo Burmann

Representantes da diretoria da Sedufsm e do Comando Local de Greve dos Professores da UFSM se reuniram ao final da manhã desta sexta, 25, com o reitor Paulo Burmann. A comitiva foi destacar as atividades dos primeiros dias de greve e ouvir também do dirigente da instituição, um relato sobre a situação das ocupações, tendo em vista que a questão foi judicializada e o reitor é um dos alvos de ação popular em favor da desocupação dos prédios.

Burmann declarou, assim como já tem feito em outros espaços, que a reitoria deseja construir uma saída negociada para a questão das ocupações estudantis, que buscam protestar contra a PEC 55 e, para isso, conclamou que as entidades representativas se envolvam nesse debate, participem de um diálogo que, segundo ele, interessa a toda a comunidade.

Na última quinta, 24, ocorreu uma audiência na UFSM, da qual participaram estudantes, representações da reitoria, Ministério Público Federal, cujo intuito seria discutir o impasse entre ocupação versus desocupação. A proposta surgida da reunião, conforme o reitor, e cujo teor deve ser retornado ao debate na próxima segunda, 28, é de que as ocupações possam permanecer, mas que se comprometam a permitir o “livre acesso aos prédios”.

A diretora da Sedufsm, professora Fabiane Costas, destacou que os professores estão solidários à luta dos estudantes, que foi discutido na plenária unificada dos segmentos que cabe a eles (alunos) debater qual o melhor encaminhamento para a questão das ocupações, e que o sindicato só não esteve presente na audiência da quinta-feira porque recebeu o convite às 14h30, para a atividade que seria às 16h.

Integrante do Comando Local de Greve, o professor Marcos Piccin, do departamento de Extensão Rural (CCR), ressaltou a importância de se expressar solidariedade ao reitor diante dos ataques políticos que têm sido perpetrados contra a reitoria e ao próprio Burmann.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula

Veja todas as notícias