Contra a PEC 55 e pela vida das mulheres SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 01/12/16 16h51m
SVG: views 1365 Visualizações

Manifestação ocupou as principais ruas de Santa Maria

Alt da imagem
Ato desta sexta, em Santa Maria, também fez parte de agenda nacional

A tarde desta sexta, 25, foi novamente marcada por grande manifestação em Santa Maria. O terceiro ato em defesa da saúde, educação e previdência, convocado por diversos sindicatos e movimentos sociais – entre eles a Sedufsm – levou um grande número de manifestantes para as ruas, em repúdio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que pretende impor um teto nos investimentos do governo para importante setores – como saúde e educação – pelos próximos 20 anos. Além disso, críticas ao presidente Michel Temer e ao governador José Ivo Sartori também estiveram entre as principais palavras de ordem da manifestação – não raramente palavras de ordem que cobravam, inclusive, a saída de ambos. O apoio às ocupações de estudantes na UFSM, assim como às greves entre docentes e TAEs, também encontrou eco entre as bandeiras do ato, enquanto a recente judicialização das mobilizações na UFSM, pressionadas juridicamente por movimentos contrários, recebeu todo o repúdio.

Além dessas pautas, o ato dessa sexta recebeu um grande reforço, afinal, 25 de novembro é dia internacional de combate à violência contra as mulheres. Sendo assim, muitos eram os cartazes e os cantos que faziam referência a luta das mulheres contra as mais diversas violências. Além disso, algumas manifestações faziam a relação entre a luta das mulheres e o combate à PEC 55, afinal, o desmonte do Estado sem dúvida representa um impacto ainda maior para os setores da sociedade já historicamente atacados. E um momento da manifestação foi sintomático disso, já que, próximo à metade da caminhada, uma parada foi feita em frente a delegacia da mulher, na rua Duque de Caxias. Lá foi lido um jogral que ressaltava, entre muitas outras coisas, os fatos de a delegacia funcionar apenas até às 18h e não abrir em sábados e domingos.

A organização do ato dessa sexta, assim como já tem ocorrido nas últimas manifestações, esteve especialmente representada pela Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, movimento que congrega diversos sindicatos do serviço público e, recentemente, se fortaleceu também com entidades de classe do setor privado. A Frente, é importante dizer, prevê mais ações de combate à PEC 55 e toda e qualquer retirada de direitos. A PEC 55 tem votação de primeiro turno prevista para a próxima terça, dia 29, data para a qual também está previsto um grande ato em Brasília. O ato desta sexta em Santa Maria fez parte de agenda nacional. Confira aqui a cobertura da Central Sindical e Popular Conlutas sobre as atividades ao redor do Brasil e aqui mais fotos do ato em Santa Maria.

Texto e Fotos: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula

Veja todas as notícias