Mobilização contra a PEC 55 abrange os campi da UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 01/12/16 16h52m
SVG: views 1134 Visualizações

Docentes realizaram ato nesta segunda, 28, em Plameira das Missões

Alt da imagem
Mobilização no campus de Palmeira das Missões na manhã desta segunda, 28

A mobilização grevista contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 ganhou força da semana passada para cá nos campi da UFSM. Nesta segunda, 28, os docentes da UFSM em Palmeira das Missões realizaram ato público no início da manhã, deflagrando assim o movimento paredista naquela Unidade. Com faixas e cartazes, com apoio de estudantes e técnicos, os professores expressaram rejeição ao projeto do governo federal que retira recursos da saúde e da educação. Gianfábio Franco, professor do departamento de Enfermagem, informou que nesta terça, 29, haverá plenária unificada dos segmentos para discutir atividades conjuntas. Um grupo da Sedufsm/Comando de Greve se fará presente.

Na semana passada, o campus de Frederico Westphalen também foi palco de mobilização dos professores para a greve, com o apoio dos demais segmentos. A Sedufsm e o Comando de Local de Greve estiveram participando de reuniões na quarta, 23, e na sexta, 25. No dia 23, a Sedufsm esteve também em Palmeira das Missões. Em relação a Frederico Westphalen, o que ficou definido na última sexta, 25, conforme relato do diretor da Sedufsm, professor Carlos Pires, e da conselheira do sindicato, professora Adriana Zecca, é a estruturação de um comando unificado para atuação conjunta naquela Unidade.

Alguns docentes do campus de Frederico também estão colaborando no movimento grevista em âmbito nacional. Entre sexta e domingo, o professor Luciano Miranda, que é também diretor do sindicato, participou do Comando Nacional de Greve (CNG), em Brasília. E desde esta segunda, a professora Adriana Zecca se encontra na capital federal para participar do CNG. Inclusive, a docente já participou nesta segunda, junto com outros colegas da recepção aos senadores em Brasília, entregando material para tentar persuadir os parlamentares a votar contra a PEC 55.

Na última sexta, 25, o diretor da Sedufsm, professor Hugo Gomes Blois Filho, esteve no campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Segundo relato oferecido por ele, na manhã desta segunda, na reunião do CLG, a atividade foi bastante positiva. Ele sugeriu que na próxima semana se organize uma agenda mais extensa em Cachoeira, para discutir com os professores e demais segmentos.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula

Veja todas as notícias