Sedufsm solidária à luta dos servidores e docentes estaduais SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/12/16 17h06m
SVG: views 1443 Visualizações

Sindicato repudia projetos de Sartori que retiram direitos e destroem serviço público

Alt da imagem
Protesto fez trancamentos intercalados na Avenida Presidente Vargas, nesta terça pela manhã

A diretoria da Sedufsm posiciona-se de forma solidária à mobilização e luta dos servidores públicos estaduais contra os projetos do governo de José Ivo Sartori (PMDB) que excluem direitos e, ao mesmo tempo, destroçam empresas e os serviços públicos do Rio Grande do Sul. Nesta manhã, durante ato público dos professores e trabalhadores em educação, em frente à Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) de Santa Maria, a seção sindical dos docentes esteve representada pelo diretor, professor Carlos Pires.

Para o presidente da Sedufsm, que é também docente do departamento de História da UFSM, Júlio Quevedo, o que acontece no Rio Grande do Sul não difere muito do que tem ocorrido no restante do país. Na análise de Quevedo, vivemos "tempos sombrios", de crise do capital financeiro e avanço das políticas neoliberais adotadas pelo Estado. Nesse sentido, a lógica dos donos do poder tem sido impor projetos que retiram direitos da classe trabalhadora na educação, saúde e avançam para perdas de direitos trabalhistas.

Quevedo analisa que os servidores públicos, mais do que nunca, precisam estar em alerta na luta pelos direitos dos trabalhadores. E, nesse sentido, comenta, o projeto de sociedade tem que ser coeso, seja em nível municipal, estadual ou federal, na defesa e luta pelos direitos sociais, historicamente conquistados. Por isso, acrescenta o presidente do sindicato, nesses dias em que o governo tenta aprovar o pacote de ajuste fiscal (pacote de maldades) na Assembleia Legislativa, “a SEDUFSM se solidariza e se soma à luta das/os professoras/es estaduais e servidores (as) neste movimento  justo, digno e de extrema coerência, que educa as gerações atuais e do futuro.”

Manifestação e repúdio

Na manhã desta terça, algumas horas após os deputados estaduais terem votado os três primeiros projetos de um total de quase 30, reduzindo direitos e atacando as empresas públicas, professores e trabalhadores em educação em Santa Maria realizaram uma caminhada e protesto em frente à sede da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), na Avenida Presidente Vargas, ao lado ad Escola Cilon Rosa.

Gritando palavras de ordem contra o governo Sartori, os manifestantes, dentre os quais muitos estudantes e integrantes de movimentos sociais, rechaçaram o pacote do governo Sartori e também repudiaram a repressão policial usada na segunda-feira, pela Brigada Militar, com uso de bombas de gás, spray de pimenta e balas de borracha, para evitar que os trabalhadores pudessem se aproximar do local, no caso, o plenário do parlamento gaúcho, onde deputados votam medidas do ajuste fiscal.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias