2016 encerrará um ano de muitas lutas SVG: calendario Publicada em 23/12/16 16h49m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/12/16 16h53m
SVG: views 1117 Visualizações

Corte de recursos e reformas com restrição de direitos no cenário para 2017

Alt da imagem

O ano está chegando ao fim com uma série de retrocessos. Os cortes orçamentários, que já vinham atingindo a educação, especialmente as universidades, deverão ser ampliados a partir da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 aprovada nas duas casas do Legislativo- Câmara e Senado. Mas não é o único projeto que afeta a educação. A Medida Provisória (MP) 746/16, que promove a contrarreforma do ensino médio, também avança na Câmara, mas corre o risco em função da alegada inconstitucionalidade apontada pela Procuradoria Geral da República.

Mas, não para por aí. O governo do presidente Michel Temer, que alcançou maioria no Congresso Nacional a partir do apoio dos partidos que votaram o impeachment de Dilma Rousseff, já encaminhou, e está em tramitação na Câmara dos Deputados, o projeto de contrarreforma da previdência. A proposição retrocede no tempo no que se refere à aposentadoria dos trabalhadores. Da mesma forma, em termos de direitos trabalhistas, Temer também vem anunciando mudanças regressivas em conta-gotas e, já se prevê para o próximo ano, que um projeto mais amplo de reforma trabalhista seja encaminhado ao Legislativo.

Para o presidente da Sedufsm, professor Júlio Quevedo, é inegável que 2017 será um ano tão difícil quanto o que está encerrando. O dirigente comenta que, em que pese a greve das universidades, somada às ocupações, não terem conseguido barrar a PEC do congelamento de gastos públicos, ficou demostrado que o caminho para barrar retrocessos passa por mobilização, envolvimento de toda a sociedade, construindo movimentos fortes, como por exemplo, uma greve geral.

E um dos primeiros ensaios para a mobilização que necessita ser feita em 2017 se dará no período de 23 a 28 de janeiro, em Cuiabá (MT). E lá que ocorrerá o maior evento do ANDES-SN, que é o seu Congresso. Com base no tema “Em defesa da educação pública e contra a agenda regressiva de retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, docentes de todo o país se reúnem no 36º Congresso do ANDES-SN, e sairão de lá apontando para toda a categoria os principais eixos de luta do ano e as formas de enfrentamento a essa realidade adversa.

Observação: a ilustração desta matéria se utiliza, dentre outros elementos, da capa da agenda 2017, impressa pela Sedufsm, e que já se encontra a disposição de todos os filiados e filiadas.

Texto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias