Jornal da Sedufsm traz entrevista com Dermeval Saviani SVG: calendario Publicada em 02/01/17 16h57m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/01/17 17h05m
SVG: views 1329 Visualizações

Edição também ressalta o fortalecimento da mobilização entre os docentes

Alt da imagem

A escola é um lugar de disputa. Esse é o eixo central da análise feita pelo pedagogo e filósofo Dermeval Saviani ao jornal da Sedufsm. Na última edição de 2016, o impresso divulga entrevista realizada com ele, que também é professor emérito da Unicamp, durante visita a UFSM. Detentor de um vasto conhecimento sobre educação – tendo formulado as bases da pedagogia histórico-crítica -, Saviani explica o papel desempenhado pela escola nas diversas formas de organizações societárias já existentes, desde o escravismo, por exemplo, passando pelo feudalismo até chegar ao capitalismo – onde a instituição passa a ser lugar de disputa entre aqueles que a concebem como uma ferramenta de transformação social, e aqueles que desejam utilizá-la para manutenção do status quo.

Em meio a essa contextualização, ele analisa o projeto ‘Escola sem Partido’, localizando-o junto às forças conservadoras, que “ao invés de estarem formando indivíduos críticos, ativos e conscientes, estarão formando indivíduos conformados, adaptados, ajustados à ordem existente, portanto, elementos que, em lugar de atuar para transformar a sociedade, atuarão para contornar e reproduzir essa forma de sociedade”, diz Saviani em trecho da entrevista (pág. 6).

Mas esta edição traz ainda mais destaques. Se 2016 foi palco de tantas movimentações políticas – que, em alguns casos, superaram enredos fictícios tamanho drama e teatralidade envolvidos -, o jornal da Sedufsm que encerra o último ano não tinha como deixar de abarcar alguns dos principais momentos desse período conturbado e muito provavelmente já grifado na história brasileira como um dos maiores exemplos de que se os dominantes intensificam os ataques, os trabalhadores tendem a engrossar a resistência.

Nas páginas 4 e 5 do jornal que começa a ser distribuído em sua forma impressa – e está disponível para leitura online aqui -, o leitor pode percorrer uma linha do tempo da luta em Santa Maria. Ali estão registradas, em fotos-legenda, as ocupações estudantis, a greve docente e as diversas manifestações que agitaram a UFSM e a cidade nesses últimos meses, tendo como foco central o combate à PEC 55.

E como as investidas contra direitos sociais realizam-se de forma combinada, não se restringindo à esfera nacional, destacamos a mobilização do funcionalismo público estadual para barrar o pacotão de maldades do governador José Ivo Sartori (PMDB). Além dos já noticiados parcelamentos salariais impostos aos trabalhadores, muitos tiveram seu final de ano devastado pela notícia da extinção de fundações públicas gaúchas, orquestrada por Sartori e sua base aliada. Sobre isso, ler mais na página 7, que também traz informações sobre a tramitação da MP 746, de Reforma do Ensino Médio.

Também preenchem esta edição do jornal da Sedufsm o perfil de uma jovem docente da UFSM que pesquisa a cura para as dores advindas da esclerose múltipla (pág. 8) e uma dica de documentário sobre as ocupações secundaristas no Brasil.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias