Notícias

08/03/2017   08/03/2017 14h07 | A+ A- | 594 visualizações

Docentes relembram a trajetória de Peciar

Professor aposentado da UFSM faleceu no último domingo, em Montevidéu


Silvestre Peciar em frente ao quadro pintado em homenagem ao gremista, Máucio

No último domingo, dia 5, a UFSM perdeu uma de suas referências artísticas e militante. Silvestre Peciar, que ao longo de 25 anos foi professor do curso de Desenho e Plástica da instituição- mais tarde passou a se chamar Artes Visuais-, faleceu aos 81 anos em Montevidéu, capital do Uruguai, país de sua origem, apesar de ter se naturalizado brasileiro.

Peciar, responsável pela formação de várias gerações de artistas junto ao Centro de Artes e Letras, também é lembrado quando se refere à militância política. Ele esteve entre os primeiros docentes a se filiar à Sedufsm, quando da criação da entidade. Formou, juntamente com os professores Alphonsus Benetti e Máucio, uma tríade de colaboradores para os materiais de divulgação do sindicato, especialmente ao Jornal da Sedufsm.

Para o professor e cartunista Máucio, a perda é irreparável. Ele relata que Peciar foi seu professor na Graduação e se sempre se caracterizou como um “mestre, um crítico perspicaz e sorridente”.  Máucio e Peciar tinham em comum a paixão pelo futebol: “Eu, Grêmio, e ele, Peñarol. Uma vez (ele) prometeu um quadro de livre escolha, caso meu time fosse campeão. Dito e feito. Depois de mais de um ano, como eu não fora buscar o regalo, trouxe o presente até mim”.

A perda de Silvestre Peciar, desvinculado da UFSM há muitos anos, foi sentida para além dos ex-alunos e colegas de docência do Centro de Artes e Letras. Francisco Freitas, ex-presidente da Sedufsm e professor aposentado do Centro de Educação, enviou mensagem eletrônica ao sindicato lamentando. Para Freitas, é importante “celebrar este grande profissional, que usava a arte como ferramenta política e social para mobilizar a sociedade”.

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Arquivo Pessoal/Máucio

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet