Notícias

09/03/2017   09/03/2017 17h59 | A+ A- | 705 visualizações

Campanha promove conscientização sobre trotes abusivos

#TroteSemAssédio é uma iniciativa de estudantes de Jornalismo da UFSM


Uma das peças da campanha #TroteSemAssédio

A primeira semana de aulas nas universidades é conhecida, pelos estudantes, como ‘semana de trotes’, período em que os calouros são recebidos por seus veteranos. Embora o momento seja de entusiasmo e animação, muitos dos ‘rituais’ por que os novos estudantes passam são denunciados como abusivos, uma vez que incluem práticas opressivas e, por vezes, humilhantes e constrangedoras.

Foi com o objetivo de conscientizar para o problema dos ‘trotes’ abusivos que estudantes do curso de Jornalismo da UFSM lançaram uma campanha virtual denominada #TroteSemAssédio. Segundo texto divulgado nas redes sociais: “A primeira semana como bixo é sempre muito aguardada pelos mesmos e pelos veteranos. Como bem sabemos, os trotes e festas são alternativas de diversão oferecidas, assim, a campanha busca o entendimento de que todo o tipo de assédio, seja sexual ou moral, deve ser relatado, lembrando que esse pode muitas vezes estar mascarado em forma de ‘brincadeiras’. Acreditamos que todo tipo de relação, seja ela bixo-veterano, homem-mulher, homem-homem, mulher-mulher deve ser baseada no respeito, então, a partir de hoje, estaremos divulgando mensagens de conscientização aqui na nossa página”.

Caline Gambin, acadêmica de Jornalismo, explica que a campanha foi organizada pelo ‘Gritos do Silêncio’, projeto de extensão do curso de Comunicação Social, que consiste num programa veiculado na Rádio Universidade. O foco da produção é abordar questões relativas a preconceitos, minorias sociais e movimentos sociais que deem visibilidade a tais grupos. O programa existe desde 2015 e vai ao ar toda as quartas-feiras, às 13h10. Para quem quiser conferir mais atividades do grupo, é só acessar a página www.facebook.com/GritosdoSilencio. Nela, é possível visualizar todas as peças da campanha #TroteSemAssédio.

“Nunca havíamos realizado nenhuma campanha semelhante a #TroteSemAssédio, mas com a aproximação da semana de recepção dos bixos, nós percebemos a importância de falar sobre isso, nós queremos mostrar que não pode haver dominação de veteranos com os bixos e principalmente conscientizar que deve haver respeito”, diz Caline, que integra o programa de rádio.

Durante toda esta semana (de 7/3 a 10/3) também ocorreram diversas atividades, tanto na universidade quanto em outras regiões da cidade, acerca do 8 de março – Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora. A agenda consistiu em debates e manifestações de denúncia à situação de violência, opressão e desigualdade vivenciada pelas mulheres.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagens: Facebook Gritos do Silêncio

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet