Notícias

24/03/2017   27/03/2017 14h38 | A+ A- | 595 visualizações

Debate aborda projetos que atacam o ensino público

Evento promovido pelo Comitê do ENE acontece na terça, 28 de março


O setor público estatal no país está sob ataque e, com ele, a educação pública e gratuita também. Quais são os projetos que empurram o ensino para a seara privatista? De que formar resistir a eles? Essas são algumas das ideias que estarão em pauta no debate “Ensino público e gratuito: na pauta da contrarreforma da educação”. O evento foi chamado pelo II Comitê do ENE (Encontro Nacional da Educação) e acontecerá nesta terça, 28 de março, às 19h, no Auditório Suze Scalcon (Sedufsm). Os convidados que estão confirmados para o debate são:

Adriano Figueiró- professor do departamento de Geociências da UFSM, conselheiro da Sedufsm;

Patrick Borges- da diretoria da Associação de Estudantes de Pós-Graduação (APG) da UFSM;

Eduardo Moreira- da Rede Comunidades Autogestionárias;

Caroline Roque- do Diretório Acadêmico do Centro de Educação (DACE) da UFSM e do Coletivo Alicerce.

Paulo Merten- professor da educação básica, dirigente do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm).

Os serviços públicos vêm, há décadas, sofrendo processos de privatização no país. Junto com eles, o ensino público também vem sofrendo ataques constantes. A reforma do ensino médio, buscando adaptar a escola ao mercado é um dos exemplos. No caso da universidade pública, são inúmeros exemplos, entre eles, o novo Marco de Ciência e Tecnologia, sancionado em 2016, pela presidente Dilma Rousseff.

Agora ressurge também o projeto (PL 395/14), já aprovado em primeiro turno, e na pauta para a segunda votação na Câmara, que busca permitir às universidades públicas a cobrança de taxas em cursos de pós-graduação e extensão. Na semana que passou agregou-se a essa conjuntura, a aprovação na Câmara do projeto das terceirizações, que abre brecha para a extinção dos concursos públicos.

O debate abordará o ensino público em meio a essa conjuntura crítica. O evento tem entrada franca.

Texto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet