Notícias

31/03/2017   31/03/2017 17h22 | A+ A- | 525 visualizações

Cultura na Sedufsm deste sábado marca luta pela memória e a verdade

Apresentação artística ocorre no Espaço Cultural Victorio Faccin, às 20h


Arte de divulgação do evento

Neste sábado, 1º de abril, rememoram-se, com pesar, os 53 anos do golpe civil-militar que derrubou o governo do presidente João Goulart e instituiu, no Brasil, 20 anos de ditadura. Os movimentos sociais atestam a necessidade de lembrar os abusos e atrocidades cometidas naquele período como forma de nunca caírem no esquecimento ou voltarem a imperar como práticas de nosso tempo. E, para marcar criticamente a data, o sindicato promove a 68ª edição do projeto Cultura na Sedufsm, exatamente no “aniversário” do golpe.

Às 20h deste sábado, 1º, ocorre a apresentação do espetáculo “Memória e verdade e canções que falam de luta” no Espaço Cultural Victorio Faccin (Duque de Caxias, 380, bairro do Rosário). A entrada é franca e, quando do início da atividade, as portas do local serão fechadas.

Os responsáveis pelo espetáculo são estudantes do curso de Direito da UFSM que, sob a coordenação da professora Bia Oliveira, do departamento de Direito, compõem o grupo chamado “Direito em canto e verso”. Trata-se de um projeto de extensão universitário que aborda o tema da “memória e verdade” a partir de uma perspectiva poético-musical, com a intercalação de poesias e trechos de canções proibidas durante a ditadura militar.

A novidade preparada para o Cultura na Sedufsm é que, após a performance, haverá a apresentação de canções que marcaram a luta contra o regime militar brasileiro. Dessa forma, a atividade se divide em duas partes: 1ª) “Memória e verdade”, com diálogo, música e poesia, misturando os fragmentos; 2ª) Apresentação de canções que falam de luta, tendo como protagonista Gustavo ‘Garoto’, da banda Guantánamo Groove. Entre as canções: Apesar de você (Chico Buarque), Para não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré), além de Elis Regina, Ivan Lins, entre outros.

O grupo “Direito em canto & verso” é composto por oito integrantes, a maioria estudantes do próprio curso e mais a professora Bia Oliveira. A direção do espetáculo é de Pilly Calvin. Após a performance, que tem duração de uma hora, haverá uma roda de conversa.

 

Texto: Bruna Homrich e Fritz Nunes

 

Arte: Rafael Balbueno

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet