Notícias

23/05/2017   23/05/2017 15h58 | A+ A- | 329 visualizações

Seminário discute repressão nas universidades durante a ditadura

Evento promovido pela Comissão da Verdade da UFSM ocorre na quarta e quinta-feira


Debater os vários aspectos da repressão políticas universidades durante a ditadura civil militar no Brasil, entre 1964 e 1984. Esse é o principal objetivo do seminário organizado pela Comissão Paulo Devanier Lauda de Verdade e Memória da UFSM, que inicia nesta quarta, 24 de maio, e se estende até quinta, 25. O seminário tem como título “Repressão política nas universidades durante a ditadura: memória e verdade”. O evento, que conta com o apoio da Sedufsm, da Assufsm, da OAB-Subseção Santa Maria, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e do DCE, acontecerá no Auditório do CCSH (Antiga Reitoria, rua Floriano Peixoto, nº 1184), no centro de Santa Maria. O evento também integra a programação do dia de luta (24 de maio) da Sedufsm e da Assufsm.

Para as palestras desta quarta, 24 de maio estarão presentes duas convidadas: Angélica Lovatto, docente da Unesp, campus de Marília, e integrante da Rede Nacional de Comissões da Verdade Universitária; e Vivien Ishaq, historiadora do Arquivo Nacional, em Brasília, também gerente-executiva do Relatório da Comissão Nacional da Verdade.

Confira a programação completa:

24 de maio

9h- Vivien Ishaq: “Os arquivos da repressão política no Arquivo Nacional e linhas de pesquisa, 1964-1985”.

14h- Angélica Lovatto: “O trabalho da Rede Nacional de Comissões da Verdade Universitárias: memória, verdade, justiça e reparação”.

25 de maio

14h- Cine debate com o filme “Em teu nome”, cuja direção é de Paulo Nascimento.

Texto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet