Sindicatos se unem para discutir impactos da mineração SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 30/05/17 11h55m
SVG: views 1729 Visualizações

Evento regional do ANDES-SN ocorre dias 5 e 6 de junho em São Lourenço do Sul

Alt da imagem
Material de divulgação do seminário

As seções sindicais do ANDES-SN no Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria Regional RS do Sindicato Nacional dos Docentes, uniram esforços e promovem dias 5 e 6 de junho, em São Lourenço do Sul, município perto de Pelotas, o “Seminário Regional sobre os impactos  dos projetos de mineração”. O evento acontecerá no Galpão Crioulo do camping municipal de São Lourenço do Sul. Representará a Sedufsm na atividade, inclusive participando de mesas de debate, o professor do departamento de Geociências, Carlos Pires. Mais informações pelo endereço: seminariomineracao@gmail.com

O encontro, que nasce embasado na atuação do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA), do ANDES-SN, visa à discussão de basicamente dois projetos de mineração com efeitos em comunidades diferenciadas. Um desses projetos se refere a Rio Grande Mineração S.A., que pretende explorar a extração de titânio, na região sul do estado, em São José do Norte.

O outro é um projeto da Votorantin Metais, na região de Caçapava do Sul, que pretende explorar a extração de cobre, chumbo e zinco, impactando no rio Camaquã. No dia 5 de novembro passado, em Bagé, houve uma manifestação com centenas de pessoas em protesto contra esse projeto de mineração. A alegação, que é defendida inclusive pelo prefeito bageense, é de que a exploração desses minérios pode causar graves prejuízos ao Bioma Pampa.

O credenciamento para o evento acontece na manhã de segunda, 5 de junho, e a abertura será às 14h. Confira parte da programação e a íntegra segue em anexo, logo abaixo:

5 de junho

14h30 às 17h30

Mesa redonda: “Impactos da mineração na América Latina”. Os palestrantes: Ana Maria Llamoctanta Edquen (dirigente campesina de Cajamarca, Peru); Adriana Peñafiel (Professora da Universidade de Rio Grande-FURG); José Domingues Godói Filho (Professor da UFMT, membro do GTPAUA). Moderação: Tatiana Walker (GTPAUA/Aprofurg).

18h30 às 21h30

Mesa redonda: “Mineração e Sociobiodiversidade no Pampa: o que está em jogo?”. Os palestrantes: Flávia Silvia Rieth (Professora da UFPel); Marcos Flávio Silva Borba (Embrapa/Bagé). A moderação é de Carlos Pires (UFSM/Sedufsm).

6 de junho

9h às 12h

Mesa redonda: “A mineração na metade sul do Rio Grande do Sul”. Os palestrantes: Luiz Bravo Gauterio, gestor ambiental em São José do Norte; Jaqueline Durigon, GTPAUA/Aprofurg; Marcilio Machado Moraes, da Unipampa em Bagé. A moderação será de Eduardo D. Forneck (professor e membro do GTPAUA/Aprofurg).

Na parte da tarde ocorrerão reuniões dos grupos de trabalho a partir das 14h. Logo a seguir, às 16h, haverá uma atividade cultural e, às 17h, plenária de encerramento.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagens: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- A íntegra da programação

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias