Comitê Municipal do ENE lança informativo sobre educação SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 06/06/17 18h16m
SVG: views 1257 Visualizações

Material vem sendo distribuído nas escolas da cidade e está disponível para leitura online

Alt da imagem

Apresentar o Encontro Nacional de Educação (ENE) às comunidades escolares de Santa Maria, estreitando o diálogo com estudantes e professores da rede básica de ensino e convidando-os a se envolverem em atividades de reflexão acerca da educação e de seu papel central na transformação da sociedade. Esse é um dos objetivos do material elaborado pelo Comitê Santa-Mariense do ENE, que, em quatro páginas, explica os princípios que fundamentaram a criação do ENE, divulga as reuniões semanais que ocorrem no auditório Suze Scalcon da Sedufsm e reforça o caráter amplo, plural e democrático da ferramenta.

O informativo ainda permeia alguns dos problemas enfrentados pela educação hoje, como a falta de financiamento público e projetos como a contrarreforma do Ensino Médio e a Escola sem Partido, ambos tendo a intencionalidade, como apontam os integrantes do ENE, de retirar conteúdos críticos da grade escolar e formar sujeitos sem a compreensão necessária e multidisciplinar de mundo. Quem desejar ler a íntegra do informativo, pode fazer o download ao fim da página.

Na contracapa do informativo, um espaço destina-se às debilidades da educação do campo, como a ameaça de fechamento de unidades escolas, a exemplo da unidade localizada no Assentamento Madre Terra, em São Gabriel. Com luta e resistência, os moradores conseguiram evitar esse episódio.

O informativo do ENE acompanha o circuito ‘A escola que temos e a educação que queremos’, consistindo em atividades de debate e reflexão nas escolas da cidade. Ambas as iniciativas são um esforço dos integrantes do Comitê Santa-Mariense do ENE de ampliar o debate sobre educação na cidade, trazendo mais pessoas para ajudarem a construir um projeto classista e democrático nesse setor.

A primeira edição do informativo vem sendo entregue nas escolas, a exemplo de atividade ocorrida no último dia 31 na Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Informativo do ENE Santa Maria

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias