Notícias

28/06/2017   28/06/2017 16h58 | A+ A- | 397 visualizações

Greve Geral terá atividades durante toda a sexta na Praça Saldanha

Mobilização no dia 30 de junho visa barrar reformas Trabalhista e Previdenciária


Terça, 27 de junho: Plenária para organização da Greve Geral em Santa Maria

Santa Maria já deve acordar agitada nesta sexta-feira, 30 de junho. Após a Greve Geral do dia 28 de abril, que paralisou 40 milhões de trabalhadores em todo o país e, por aqui, levou cerca de 10 mil pessoas às ruas, as centrais sindicais convocam nova paralisação nacional para esta sexta. Trabalhadores santa-marienses, mais uma vez, irão aderir ao movimento, sendo que para a data estão previstas atividades durante o dia inteiro na praça Saldanha Marinho, inclusive com presença de escolas de samba locais. Como um encerramento da Greve, uma marcha deve percorrer as ruas centrais, acompanhada de caminhão de som e entrega de panfletos à população. Quem desejar participar do protesto, pode chegar à praça a partir das 16h, quando inicia a concentração para o ato; contudo, desde cedo da manhã já haverá mobilização na região.

A organização da Greve Geral desta sexta-feira em Santa Maria ficou a cargo das centrais sindicais, que vêm realizando reuniões unificadas para organizar agendas de mobilização. Também são convocadas plenárias gerais, a exemplo da ocorrida na noite da última terça-feira, 27, no Sindicato dos Comerciários, nas quais estão presentes trabalhadores da base dos sindicatos, bem como coletivos estudantis, associações comunitárias e movimentos sociais de outras esferas.

As motivações para a convocação de uma nova Greve Geral no Brasil são as seguintes:

- Contra o desmonte da Previdência;

- Contra a Reforma Trabalhista;

- Pela revogação da Lei da Terceirização;

- Por nenhum direito a menos;

- Pelo Fora Temer

Durante toda esta semana, representantes de sindicatos e movimentos sociais têm ido até os bairros de Santa Maria para conversar com a população desses locais sobre a Greve Geral. Na terça-feira, 27, a panfletagem aconteceu nos bairros Tancredo Neves e Santa Marta; já nesta quarta, 28, a atividade é na zona Norte – bairros Salgado Filho e Vila Kennedy. Na quinta, 29, a entrega dos panfletos ocorre na Zona Leste – bairros Diácono João Luiz Pozzobon e Fernando Ferrari. Nos três dias, uma comissão também realiza panfletagem no campus da UFSM em Camobi.

No que tange à universidade, docentes e técnico-administrativos em educação aprovaram, em suas assembleias de base, pela adesão à Greve Geral. Outras categorias que aprovaram greve foram os bancários e os municipários de Santa Maria - sendo que os últimos estarão concentrados na praça Saldanha já a partir das 8h de sexta.

 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2017 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet